SC Corinthians Paulista e Thalia Coritiba Monsters fizeram um jogo repleto de alternâncias
A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2023) teve sequência neste sábado (22 de julho), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP). As equipes do Grupo A da competição seguem se enfrentando nos confrontos que ainda não haviam acontecido na 1ª etapa da LDB, e assim, fechando os jogos da chave. Os seis jogos que movimentaram o dia proporcionaram grande emoções ao fã de basquete, que viu um SC Corinthians Paulista e Rio Claro repleto de alternâncias no placar, Sesi Franca Basquete e Caxias do Sul duelando de forma acirrada do início ao fim da partida e o Paulistano assegurando sua invencibilidade.
A segunda fase da LDB 2023 acontece até 26 de julho com sedes no Paulistano (Grupo A) e em São José (Grupo B). Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as finais, que acontecerão no Paulistano, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro.
Modo turbo
Logo no primeiro confronto do dia, o SC Corinthians Paulista e Thalia Coritiba Monsters já chegaram acelerando no modo máximo, afinal, daqui para frente cada vitória vale ouro. Sem dar espaço um para o outro, ambas equipes proporcionaram inúmeras trocas de placar e uma partida altamente equilibrada em todos os quartos. Venceu quem soube aproveitar em detalhes as oportunidades de posses e jogadas. O Corinthians não quis saber de perder a quarta e última posição de classificação da tabela, vencendo o Rio Claro por 90 a 82.
Do lado da equipe que saiu vitoriosa, a dupla Gab Campos e Jonathan não economizaram em números: 24 pontos e 6 assistências para o armador e 11 pontos 19 rebotes para o ala. Do lado do Rio Claro, apesar da derrota, o armador Cristhyã anotou sólidos 33 pontos.
Próximos Jogos:
24/7 – 15h45 – Coritiba (8º) x São Paulo (9º)
24/7 – 13h30 – Caxias (2º) x Corinthians (4º)
Disputa de double-double
O segundo duelo do dia colocou frente a frente Sesi Franca Basquete e Caxias do Sul Basquete. Equipes que vinham de cenários distintos do dia anterior na sede de São Paulo. Franca querendo garantir uma possível vaga na zona de classificação e Caxias sem querer saber de perder duas partidas seguidas e arriscar perder a segunda colocação na tabela. Pode se dizer que o grande diferencial para a vitória da equipe do Rio Grande do Sul se fez presente na arrancada do segundo quarto com a vitória parcial por 27 a 15. Após o intervalo, a equipe francana imprimiu bom ritmo à partida, chegou a encostar no placar, mas a virada não veio. Placar final de 69 a 61.
Outra narrativa que merece destaque são as grandes atuações dos alas/pivôs dos dois times: Edu Marília, do Franca, somou 27 pontos e 18 rebotes e Vini Chagas, do Caxias, serviu para a vitória de sua equipe 23 pontos e 10 rebotes.
Próximos Jogos:
24/7 – 11h15 – Joinville (12º) x Franca (5º)
24/7 – 13h30 – Caxias (2º) x Corinthians (4º)
O Gigante da Colina não quer saber de perder
Vindo de uma vitória com placar centenário em cima do Joinville, o Vasco da Gama venceu mais uma. O CETAF-Vila Velha fez o melhor primeiro da partida vencendo parcialmente por 13 a 11 e 16 a 12 nos dois primeiros períodos. Mas, na volta dos vestiários, a equipe carioca fez jus a sua alcunha e se agigantou diante de seu adversário com resultados positivos de 20 a 13 e 16 a 7, rendendo a vitória por 59 a 49.
Os destaques individuais ficaram por conta dos pivôs em ambas equipes. Lucas Brasil com 20 pontos para o lado do Vasco e o bom duplo-duplo de Bonatti com 12 pontos e 17 rebotes para o CETAF-Vila Velha.
Próximos Jogos:
24/7 – 09h – Cetaf (10º) x Rio Claro (7º)
24/7 – 20h15 – Pato Basquete (3º) x Vasco (6º)
Rebote vence jogo
Uma metade de jogo para cada lado! Assim pode se resumir o placar final de 79 a 73 para e equipe do tricolor. O duelo entre São Paulo FC e EC União Corinthians demonstrou uma forte alternância de poder e lideranças que perduraram durante toda a partida e que pode ser facilmente percebida por meio dos placares parciais de cada quarto: 13/23; 23/15; 25/15; e 18/20.
Mérito da partida equilibrada que também veio das atuações individuais imponentes de João César (pivô) que pegou 21 rebotes, a segunda maior marca da atual edição da LDB. No lado da equipe do Rio Grande do Sul, o armador Gonzatti agregou 20 pontos na conta de seu time.
Próximos Jogos:
24/7 – 15h45 – Coritiba (8º) x São Paulo (9º)
24/7 – 18h – União Corinthians (11º) x Paulistano (1º)
Cada dia mais invicto
O duelo entre o primeiro e terceiro colocados do Grupo A pegou fogo. Aquelas partidas que entregam emoção e placar apertado para a torcida e pedem passagem com orgulho para o futuro do basquete nacional. Paulistano e Pato Basquete mediram forças e o jogo coletivo dos donos da casa fez a diferença, mais uma vez, resultando na vitória por 68 a 60. O placar final veio acrescido também de 6 tocos para o Paulistano e três atletas pontuando acima dos 10 pontos: Henrique Seixas (ala/armador): 16 pontos; Brunão (ala/pivô): 11 pontos; e Leandro (ala/pivô): 10 pontos. Já do lado do Pato Basquete, o pivô Novaes mostrou novamente sua versatilidade de jogo anotando 14 pontos; 8 rebotes e 5 assistências.
Próximos Jogos:
24/7 – 20h15 – Pato Basquete (3º) x Vasco (6º)
24/7 – 18h – União Corinthians (11º) x Paulistano (1º)
Um passo de cada vez
Cenários importantes se desenharam para as equipes do Rio Claro e Joinville nos dois últimos dias de LDB. Apesar de estarem em situações delicadas na tabela de classificação, ambos encontraram jogos de redenção dentro da competição. Foi o caso da vitória do Rio Claro em cima do Caxias na sexta-feira (21/7) e, hoje, foi a vez do time de Santa Catarina construir o importante enredo da vitória na Liga de Desenvolvimento. Com placar final de 73 a 63 as equipes travaram uma dura batalha com destaque para o sólido somatório do ala/pivô Nick com 26 pontos e 8 rebotes. Falando em arcos de superação, para o Rio Claro, comemora-se mais uma boa partida para o armador, vindo de lesão, Arthur Costa que agregou 11 pontos e 8 rebotes.
Próximos Jogos:
24/7 – 11h15 – Joinville (12º) x Franca (5º)
24/7 – 9h – Cetaf (10º) x Rio Claro (7º)
A competição de aspirantes acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).