Na única partida desta segunda-feira (20 de maio) pela fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2019, o líder Vera Cruz Campinas alcançou mais uma vitória na temporada. Jogando no ginásio Ubaldo Lago, em São Bernardo do Campo (SP), o atual campeão bateu o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip por 89 a 65 (46 a 26 no primeiro tempo) e chegou a doze vitórias na temporada. Desde 2018, ano em que entrou na Liga, a equipe campineira ainda não perdeu em jogos da fase regular do campeonato.
A lateral Patty Ribeiro teve grande noite. A ala do Vera Cruz Campinas igualou o recorde da temporada e o seu pessoal em nove anos na LBF ao marcar 31 pontos, sendo eleita a MVP da partida. Ainda pelo time campineiro, a cubana Ariadna Felipe também teve mais uma grande atuação, marcando 22 pontos. No time do ABC paulista, Larissa Carneiro, com 17 pontos, e Gabriela Sosô, com 16, foram os principais nomes.
A derrota desta segunda foi a nona do time de São Bernardo do Campo em 2019, que segue na oitava posição.
As campineiras começaram com o ritmo intenso de costume. Patty já estava com a mão quente no primeiro período, quando fez 15 pontos na parcial 25 a 10 para as visitantes. O atual líder seguiu imprimindo o ritmo forte e no intervalo já tinha 20 pontos à frente.
Mesmo panorama no terceiro período, quando as campineiras foram muito precisas – 74% de aproveitamento, com Patty fazendo mais 9 pontos -, apesar do bom período também do time da casa, que fez 20 pontos. Os ataques seguiram produzindo no quarto final, resultado no alto placar.
“Hoje nosso jogo foi muito bom. Todas entraram e puderam dar o seu melhor. Nosso jogo está bem coletivo e isso garantiu mais uma vitória. Queremos manter isso para os próximos jogos”, disse Patty após receber o troféu de melhor da partida. Ela também havia marcado 31 pontos em março de 2012, quando atuava pelo São José, em jogo contra o Basquete Clube/Araçatuba.
“Entramos sabemos que seria um jogo difícil. Hoje, infelizmente, elas foram bem melhores e parabéns a elas. Agora temos outros jogos complicados e precisamos nos reerguer para alcançarmos nossos objetivos”, disse Larissa Carneiro, armadora são-bernardense que comentou a temporada que ela considera a sua melhor em 5 anos na Liga.
“Agradeço ao Marcio (Bellicieri, técnico) por confiar no meu trabalho. Ele vem me ajudando bastante a desenvolver meu potencial, e graças a Deus tenho conseguido evoluir nos jogos”, complementou a armadora.
No sábado (25 de maio), às 19h (de Brasília), o representante São Bernardo do Campo joga novamente no Baetinha, contra o Blumenau Basquete, quinto colocado. Já o Vera Cruz Campinas volta a jogar somente no dia 11 de junho (terça-feira), em Campinas (SP), contra o SESI Araraquara, que figura no terceiro lugar.