EC Pinheiros supera o Caxias do Sul Basquete fora de casa
O Pato Basquete-PR derrotou o CA Paulistano-SP, nesta terça-feira (18 de abril), por 82 a 70 (38 a 24 no primeiro tempo), em jogo válido pela primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB 2022/2023), disputado no ginásio do Sesi, na cidade de Pato Branco (PR).
E, o representante paranaense usou bem o mando de quadra, iniciando melhor a partida e comandando os dois quartos iniciais, conseguindo assim o comando do marcador e a abertura de vantagem. O time paulista voltou melhor para o terceiro quarto e ficou na frente, diminuindo a vantagem, mas o time da casa conseguiu a recuperação nos dez minutos finais para consolidar sua liderança no placar e iniciar a série com vitória – 14 a 11 (primeiro quarto), 24 a 13 (segundo quarto), 18 a 25 (terceiro quarto) e 26 a 21 (quarto final).
Os destaques foram Fabrício Veríssimo (25 pontos e 18 rebotes – double-double), Michel Lourencini (13 pontos e 03 rebotes) e colombiano Romário Roque (13 pontos e 03 assistências), pelo Pato Basquete; Gui Abreu (17 pontos e 04 rebotes) e Adyel Borges (14 pontos, 03 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas), em favor do CA Paulistano.
“Esta foi uma vitória muito importante para o nosso time, pois iniciar bem o playoff, vencendo o primeiro jogo em casa, é muito bom. Agora, teremos um ou dois jogos em São Paulo. O time atuou com bastante energia, unida e o Fabrício fez um excelente trabalho, jogando muito bola, como os demais atletas. Em alguns momentos, o adversário chegou a se aproximar, mas seguimos firmes, unidos e vencemos esse primeiro jogo”, analisou o pivô Gabriel Novaes, do Pato Basquete.
O segundo duelo desta série, que pode ser o decisivo, ocorre na sexta-feira (21 de abril), às 16h (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP). Um novo resultado positivo coloca o Pato Basquete nas quartas-de-final.
No outro jogo da noite, o EC Pinheiros-SP deu um passo importante na luta para avançar ao derrotar o Caxias do Sul Basquete-RS, por 73 a 59 (35 a 28 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS). O time paulista começou melhor o jogo, assumiu à dianteira do placar e desgarrou. Na sequência da partida administrou vem a sua vantagem, não permitindo a reação da equipe gaúcha – 22 a 11 (primeiro quarto), 13 a 17 (segundo quarto), 23 a 16 (terceiro quarto) e 15 a 15 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Arthur Bernardes (15 pontos e 04 rebotes) e o argentino Stefano Pierotti (14 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), pelo Caxias do Sul Basquete; o canadense Richard Amardi (18 pontos e 03 rebotes) e Jefferson William (13 pontos e 05 rebotes), em favor do EC Pinheiros.
O duelo de número dois desta série está marcado para sábado (22 de abril), às 15h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Se vencer novamente, o EC Pinheiros se qualifica para as quartas-de-final.
Já a primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB 2022/2023) será complementada nesta quinta-feira (19 de abril), às 19h30 (de Brasília), na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), com a partida que reúne Basquete Unifacisa e SC Corinthians Paulista.