Este é o primeiro título da equipe após oito anos
Em sua primeira final em uma competição, após oito anos fora das quadras, a equipe do Ourinhos Basquete voltou a soltar o grito de ‘é campeão’, ao vencer a equipe de Assis por 59 a 34 na grande decisão dos Jogos Regionais na cidade de Marília, no domingo (28 de agosto), e conquistou seu primeiro título após o retorno às quadras neste ano de 2022.
O grande destaque da equipe ourinhense foi a jogadora Letícia, MVP (a melhor) da partida. A conquista foi muito comemorada pelas atletas, diretoria e apoiadores da equipe. Com o título, a equipe ourinhense se classificou para disputar os Jogos Abertos do Interior, que será realizado no mês de outubro, na cidade de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo.
Na semifinal disputada no sábado (27 de agosto), as ‘meninas de ouro’ de Ourinhos bateram a forte equipe de Presidente Venceslau que era a atual campeã da competição, por 63 a 48, em partida que teve como grande destaque a jogadora Laís Cristina, MVP (a melhor) do jogo.
A equipe de Ourinhos volta à quadra no próximo domingo, 04, para enfrentar a equipe de Rio Preto, na casa das adversárias, em jogo válido pela LBC (Liga de Basquete Feminino da Região Centro-Oeste Paulista), competição em que ocupa a 2ª colocação.
A volta da equipe as quadras
A volta da equipe ourinhense as quadras se deu em janeiro deste ano, após iniciativa da ex-atleta e empresária Beth Bressanin, que criou a ABBO (Associação Atlética Basquete de Ourinhos) entidade da qual é diretora, e com apoio de empresários da cidade, trouxe ex-atletas da equipe de Ourinhos que residem na cidade, reforçada por outras jogadoras como Grazi e Fernanda Sena, além da técnica Lisdeivi Pompa que fez história como atleta do Ourinhos Basquete, conquistando vários títulos e que como treinadora já ganhou títulos nacionais por equipes de ponta da modalidade.
Em apenas oito meses, a garra e determinação de Beth Bressanin para trazer de volta o basquete feminino de Ourinhos, cuja cidade ficou conhecida como a capital nacional do basquete feminino, colhe seus primeiros frutos, com a conquista de seu primeiro título, representando a cidade de Ourinhos nos Jogos Regionais e superando todas adversidades encontradas, o que faz vislumbrar a possibilidade de que em um futuro próximo, a equipe volte a disputar as principais competições estaduais e nacionais e retorne a elite do basquete feminino do Brasil.
Emoção pelo título
Em entrevista ao Tribuna Ourinhense, a diretora do Ourinhos Basquete, Beth Bressanin falou sobre a emoção e a importância da conquista do primeiro título da equipe ourinhense, após oito anos fora das quadras e no primeiro ano do retorno do time a modalidade.
“Nossa alegria e emoção são indescritíveis, pois logo em nosso primeiro ano do retorno do basquete feminino de Ourinhos, em apenas oito meses, conquistamos nosso primeiro título, de uma competição tão importante e tradicional, como os Jogos Regionais. Quero agradecer em primeiro lugar a Deus por ter me capacitado para ocupar este cargo de diretora, e conseguir retomar o basquete de Ourinhos, ter feito uma Associação, fazer as meninas acreditarem no projeto, trazer uma grande treinadora que é a Lisdeivi, além de obter o apoio dos empresários da cidade que nos ajudaram a conseguir transformar esse sonho em realidade. Portanto, hoje ao conquistar o primeiro título sob meu comando como diretora, em apenas oito meses e conseguir resgatar as nossas ex-atletas que com seu amor ao basquete hoje conciliam sua vida profissional fora das quadras e algumas delas que também são mães, é um grande orgulho. Superamos todas adversidades e fazer as pessoas a acreditarem no projeto e conquistamos este título tão importante trazendo a equipe de volta ao cenário do basquete e as manchetes dos jornais e queremos dividir essa conquista com a torcida apaixonada pelo time que sempre nos apoiou. Temos certeza que esse é só o começo e neste ano, ainda temos a possibilidade de conquistar mais dois títulos, que é a LBC e depois os Jogos Abertos do Interior. Nosso maior objetivo é continuar a crescer e levar Ourinhos de volta ao topo do basquete feminino do Brasil”, ressaltou.
Texto: Luís Galletta