123 Minas Tênis Clube passa pelo EC Pinheiros em jogo acirrado no returno do NBB 2022/2023
O Oscar/São José Basketball obteve um resultado importante no returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 ao derrotar o SC Corinthians Paulista, nesta quinta-feira (12 de janeiro), atuando no lotado no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP), por 88 a 81 (39 a 33 no primeiro tempo).
O Timão foi ligeiramente melhor no quarto inicial, mas a equipe joseense cresceu de produção e comandou os dois quartos seguintes, assumindo a liderança do placar e desgarrando, graças ao bom rendimento coletivo e individual de vários jogadores nos dois lados da quadra, além de aproveitar o número elevado de erros do adversário (22). Nos dez minutos finais, a equipe visitante melhorou e tentou a recuperação, chegando a
baixar a vantagem, mas sem conseguir a aproximação necessária para buscar algo maior – 20 a 21 (primeiro quarto), 19 a 12 (segundo quarto), 29 a 22 (terceiro quarto) e 20 a 26 (quarto final).
Destaque também ao torcedor joseense, que compareceu em grande número e não deixou de apoiar o seu time em nenhum momento.
Os atletas mais efetivos foram Renato Carbonari (19 pontos, 04 rebotes e 08 assistências) e Dimitri Sousa (18 pontos), pelo Oscar/São José Basketball; João Marcello “Mãozinha” Pereira (27 pontos, 07 rebotes e 03 bolas recuperadas) e o norte-americano Davaunta Thomas (15 pontos, 04 rebotes e 03 bloqueios), em favor do SC Corinthians Paulista.
“Primeiramente, quero agradecer a todo mundo que compareceu, pois, a torcida veio forte e ajudou o time, apoiando o tempo todo. Ter uma consistência no público ajuda e motiva. A chave do jogo, a meu ver, foi a nossa defesa. Sabíamos que o Corinthians joga com um score muito alto e conseguimos controlar especialmente o contra-ataque e o rebote ofensivo em boa parte do jogo. Isso ocorreu nos momentos mais importantes e nos ajudou a comandar o marcador”, analisou o técnico Sebastian Figueredo, do Oscar/São José Basketball.
Com este resultado, o Oscar/São José Basketball aparece na 10ª colocação na classificação geral, com oito vitórias e 10 derrotas. O SC Corinthians Paulista ocupa o quinto lugar, com 11 vitórias e seis derrotas.
O 123 Minas Tênis Clube bate o EC Pinheiros, por 74 a 67 (34 a 38 no primeiro tempo), em jogo realizado na UniBH, na cidade de Belo Horizonte (MG). A equipe paulista ficou na frente no quarto inicial, mas o time mineiro conseguiu se recuperar, ficando em vantagem nos três períodos seguintes, conseguindo à virada para vencer em casa – 12 a 19 (primeiro quarto), 22 a 19 (segundo quarto), 22 a 17 (terceiro quarto) e 18 a 12 (quarto final).
Os principais pontuadores foram Felipe Vezaro (19 pontos, 06 rebotes e 04 assistências) e Renan Lenz (18 pontos e 08 rebotes), pelo 123 Minas Tênis Clube; Jonas Buffat (18 pontos, 05 rebotes e 07 assistências) e Rafael Munford (15 pontos e 06 rebotes), em favor do EC Pinheiros.
“Vitória importantíssima. O Pinheiros é um time que briga com a gente pela parte de cima da tabela, então foi uma vitória para conseguirmos ganhar moral e nos distanciarmos deles. Agora é focar na Champions, que vão ser jogos muitos difíceis em casa”, avaliou o pivô Renan Lenz, do 123 Minas Tênis Clube.
Na classificação geral, o 123 Minas Tênis Clube segue na quarta posição, com 13 vitórias e cinco derrotas. O EC Pinheiros é o sexto colocado, com 11 vitórias e sete derrotas.
O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 tem sequência nesta sexta-feira (13 de janeiro), com mais duas partidas: CA Paulistano x Rio Claro Basquete, às 19h (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Junior (CA Paulistano), em São Paulo (SP), e Cerrado Basquete x Basquete Unifacisa, às 20h, no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF).