Cestinha da partida salienta importância das vitórias em casa
Bem-vindo aos playoffs do NBB CAIXA. Foi essa a mensagem que o jogo deste sábado (31 de março) entre Botafogo e Banrisul/Caxias Basquete deixou. Na abertura das oitavas de final, as equipes fizeram um confronto muito equilibrado e decidido apenas na prorrogação. Melhor para o time gaúcho, que venceu fora de casa de maneira eletrizante, por 95 a 90, e largou na frente na série melhor-de-cinco.
O equilíbrio e a intensidade foram as duas principais características da partida. Em um duelo “pegado”, as duas equipes se revezaram na liderança 12 vezes e o placar ainda esteve empatado em 17 oportunidades. A maior diferença da partida foi de sete pontos, conquistada pelo Caxias já na prorrogação.
No tempo extra, o time visitante dominou as ações. Logo nos minutos iniciais, a equipe abriu sua maior vantagem no jogo. Depois, com grande aproveitamento nos lances livres (9/12), os comandados do técnico Rodrigo Barbosa mantiveram a tranquilidade e confirmaram a vitória.
Depois de um começo de jogo irregular, Marcão teve papel decisivo na reta final da partida e totalizou um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes. Só entre o último quarto e a prorrogação, foram dez pontos e seis rebotes para o pivô. Outra figura decisiva para o time gaúcho foi o argentino Cafferata, que marcou 16 pontos, sendo 14 pontos entre o período final e o tempo extra.
Uma das equipes mais homogêneas da temporada, o Caxias ainda contou com boas atuações de Cauê Borges (17 pontos, oito rebotes e cinco assistências), Paranhos (13 pontos) e Alex Oliveira (11 pontos e seis rebotes).
“A gente sabia que ia ser um jogo muito difícil. O Botafogo é uma equipe muito dura, ainda mais jogando no Rio de Janeiro. Foi um jogo muito intenso, mas o que mais importa é a vitória. Sabemos que vai ser uma série muito difícil, mas temos que fazer nosso dever de casa nos dois próximos jogos”, disse Cauê Borges, jogador mais eficiente do Caxias (22).
Pelo time carioca, o grande destaque foi Jamaal. Chamando a responsabilidade a todo o tempo, o armador norte-americano somou expressivos 28 pontos, sete assistências e cinco rebotes para somar 33 de eficiência.
Minas e Vitória se enfrentam neste domingo
Os playoffs do NBB CAIXA terão sequência neste domingo (1º de abril). Às 14h00 (de Brasília), na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), Minas Tênis Clube e Universo/Vitória abrirão mais uma série de oitavas de final. O jogo terá transmissão ao vivo pelos canais SporTV.
O confronto marca o encontro entre oitavo e nono colocados da fase de classificação. Com 14 vitórias nos 28 jogos disputados, as equipes tiveram campanhas idênticas, mas os baianos levaram a melhor no confronto direto (1º critério de desempate) e ficaram à frente.