Técnico do Philadelphia 76ers ministrou clínica no fim de semana, reunindo mais de 200 pessoas em Campina Grande (PB)
A Arena Unifacisa recebeu uma visita ilustra no último fim de semana. Nick Nurse, técnico do Philadelphia 76ers, campeão em 2019 pelo Toronto Raptors e eleito ‘Técnico do Ano’ em 2020, foi recebido por mais de 200 pessoas, entre técnicos, jogadores, professores e estudantes de Educação Física para a ‘NBA Coaches Clinic’, clínica de treinadores promovida pela NBA em Campina Grande (PB). Esta foi a segunda iniciativa da liga com a presença de Nurse no Brasil – a primeira foi durante a FIBA AmeriCup, no Recife (PE), em 2022.
Bem-humorado, o americano, que passa férias no Nordeste com a família, liderou as atividades durante cerca de 2h e ainda respondeu perguntas dos presentes ao final da clínica. “Estou muito feliz em poder conversar e trocar experiências com tantos profissionais do basquete aqui na Paraíba. Passei muitos anos fora dos Estados Unidos, trabalhando com o basquete internacional, basquete FIBA, Copa do Mundo, Olimpíadas, que eu adoro, e estou sempre interessado em espalhar e dividir conhecimentos sobre o esporte. Esta é a minha segunda visita ao Brasil e é uma oportunidade de falar sobre basquete, sobre a NBA desde o nível mais alto até as crianças. Quanto mais gente assistindo, mais gente jogando, melhor para o basquete”, frisou Nurse, que é casado com a brasileira Roberta e planeja novas visitas ao país. “Amo o Brasil. Um pais incrível. Na próxima vez, eu prometo que vou falar em português”, acrescentou.
Daniel Soares, diretor de operações de basquete da NBA para a América Latina, acompanhou Nick durante toda a tarde e ainda ministrou uma clínica para jovens e crianças do NBA Basketball School pela manhã. Dia cheio, oportunidade única. “Ter um técnico campeão da NBA aqui no Brasil é um privilégio, uma oportunidade para adquirir conhecimento, aprendizado, alguém que vai inspirar e estimular novos técnicos a seguirem se capacitando, se preparando, buscando evoluir cada vez mais na carreira. Nick é um profissional com enorme bagagem no basquete da NBA e também no basquete FIBA, alguém que abriu mão de um dia de suas férias para estar com a gente nessa clínica. Foi uma tarde muito valiosa para todos”, comentou.
“Para nós da Unifacisa é um orgulho enorme poder receber a NBA e um técnico como Nick Nurse para trocar experiências, conversar com as crianças e jovens da região. Somos um braço do NBA Basketball School fomentando o esporte aqui na ‘capital nordestina do basquete’ e ter essa oportunidade é a realização de um sonho”, finalizou afirmou Diego Gadelha, diretor da Unifacisa.