Stock Med/União Corinthians e Basquete Joinville se reabilitaram
O NBPG/Ponta Grossa-PR conquistou o terceiro resultado positivo consecutivo na Conferencia Hélio Rubens Garcia, dentro do Campeonato Brasileiro – 2021, ao derrotar o Brusque/ARADEFE-SC, nesta quinta-feira (25 de fevereiro), por 79 a 70 (28 a 38 no primeiro tempo), em duelo válido pela terceira rodada, disputado no ginásio de Esportes Borell Du Vernay, na cidade de Ponta Grossa (PR). O time comandado pelo técnico Milos Alexander lidera a conferencia isoladamente, com seis pontos conquistados.
E o jogo foi extremamente disputado, com o time catarinense dominando os dois períodos iniciais e terminando o primeiro tempo na frente. A reação da equipe gaúcha aconteceu no segundo tempo, levando ampla vantagem nos dois quartos finais e, por isso, promovendo a virada no marcador – 10 a 19 (primeiro quarto), 18 a 19 (segundo quarto), 23 a 09 (terceiro quarto) e 28 a 23 (quarto final).
Os destaques foram Wilsinho Junior (22 pontos e 05 rebotes), André Luis Batata (10 pontos e 06 rebotes), Dida Pereira (10 pontos e 05 rebotes), Samuel “Pará” Ferreira (10 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), todos pelo time paranaense; Matheus Bernardo (14 pontos e 04 rebotes), Kevin Nascimento (13 pontos, 09 rebotes, 07 assistências e 04 bolas recuperadas) e Gabriel Assunção (13 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), em favor da equipe catarinense.
“Mérito da equipe de Brusque no começo, pois entramos um pouco dispersos e pagamos o preço disso até o segundo quarto; sabíamos da qualidade do nosso adversário, que é uma equipe muito bem treinada e veio para esta competição com uma nova filosofia, contando com elenco jovem e muito aguerrido, contando com um volume defensivo grande e que já tinha feito bons jogos. Nós tivemos que correr atrás do placar e os jogadores estão de parabéns pelo terceiro e quarto períodos, uma vez que souberam se encontrar no jogo e buscar o comando do marcador, depois disso, administrou bem”, comentou Milos Alexander, técnico do NBPG/Ponta Grossa.
“Temos falhas a corrigir e alguns ajustes a serem feitos para a sequência do campeonato, uma vez neste jogo conseguimos retomar a partida, mas sabemos que um apagão como esse no começo do jogo pode custar caro se não conseguirmos retomar o foco. O trabalho é constante”, complementou o técnico do time de Ponta Grossa.
Já o Stock Med/União Corinthians-RS alcançou a recuperação ao superar o Londrina Basketball-PR, por 70 a 65 (29 a 34 no primeiro tempo). Jogo disputado e movimentado, em que o time paranaense exigiu muito do representante gaúcho, que cresceu no segundo tempo para voltar a vencer na competição – 19 a 15 (primeiro quarto), 10 a 19 (segundo quarto), 27 a 17 (terceiro quarto) e 14 a 14 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Rafael Paulichi (23 pontos e 14 rebotes – double-double), Leonardo Assmann (13 pontos) e o argentino Enzo Cafferata (13 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), pelo time gaúcho; Caio Guilherme (20 pontos e 10 rebotes – double-double) e Pedro Manoel (16 pontos e 03 rebotes), em favor da equipe paranaense.
“Uma vitória importante, depois da derrota que sofremos num jogo muito disputado, mas que tivemos a oportunidade de vencer o atual campeão Brasileiro; com isso, tivemos que trabalhar muito a parte psicológica dos jogadores, voltando o foco para o compromisso seguinte, que foi esse diante do Londrina, uma equipe muito bem treinada e que marca muito forte. Tivemos muitas dificuldades durante o jogo, devido a esta forma marcação, mas o mais importante era vencer e conseguimos isso; o fator físico pesa muito, pois esse foi o terceiro jogo em três dias e todos estão sentindo esse desgaste. Foi muito importante vencer este compromisso para nossa projeção na competição”, analisou o técnico Athos Calderaro, do Stock Med/União Corinthians-RS.
E, complementando a jornada, o Basquete Joinville-SC está embalando, uma vez que derrotou a ADRM Maringá-PR, por 73 a 51 (30 a 23 no primeiro tempo). O time catarinense dominou os dois quartos iniciais, depois a equipe paranaense tentou a recuperação, contudo o Joinville entrou forte nos dez minutos finais para vencer – 16 a 13 (primeiro quarto), 14 a 10 (segundo quarto), 17 a 19 (terceiro quarto) e 26 a 09 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Raphael Figueiredo (20 pontos) e Patrick “Carioca” Vieira (17 pontos, 05 rebotes, 06 assistências e 04 bolas recuperadas), pelo time catarinense; Pedro Henrique (10 pontos e 04 assistências) e Brunno Biazin (10 pontos, 07 rebotes e 04 assistências), em favor da equipe paranaense.
“Esse foi nosso jogo mais consistente, pois na primeira partida atuamos abaixo do esperado, principalmente na questão de energia e confiança; contra o Londrina tivemos momentos bons e ruins, mas controlamos a ansiedade e conseguimos fechar bem o jogo, obtendo nossa primeira vitória. Já neste duelo diante do Maringá atuamos com a confiança em alta e conseguimos desenvolver melhor o que planejamos; acredito muito no crescimento da equipe durante a competição”, analisou o técnico Guilherme Roma, do Basquete Joinville.
Com estes resultados, a classificação de momento da Conferencia Hélio Rubens é essa: 1º) NBPG/Ponta Grossa – 06 pontos (03 vitórias), 2º) Stock Med/União Corinthians e Basquete Joinville – 05 pontos (02 vitórias e 01 derrota), 4º) Brusque/ARADEFE e ADRM Maringá – 04 pontos (01 vitória e 02 derrotas) e 6º) Londrina Basketball – 03 pontos (03 derrotas).
A quarta rodada, agendada para o sábado (27 de fevereiro), terá estes jogos: Brusque/ARADEFE x Basquete Joinville (14h), ADRM Maringá x Stock Med/União Corinthians (17h) e Londrina Basketball x NBPG/Ponta Grossa – todos no horário de Brasília.