Joinville/AABJ e Vasco da Gama não confirmaram participação na edição 2019/2020 e quatro novas agremiações entraram na disputa
A Assembleia Geral Ordinária da Liga Nacional de Basquete (LNB), realizada na tarde deste sábado (13 de julho), definiu que 16 equipes que participarão da temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA).
A 12ª edição do campeonato terá quatro novos times. Um deles será a Unifacisa (PB), campeã da Liga Ouro 2019 e primeira representante do Estado da Paraíba na história do basquete brasileiro.
Quem também chegou à elite é o São Paulo FC (SP), vice-campeão da divisão de acesso, que adquiriu os direitos associativos do Joinville para adentrar ao NBB. A mesma situação ocorreu com o Renata/Rio Claro (SP), que comprou os direitos associativos do Macaé Basquete e retornou à elite de basquete brasileiro depois de três anos.
Outra novidade vinda da Liga Ouro é o Pato Basquete (PR), sétimo colocado na Liga Ouro – 2019, que adquiriu os direitos associativos da LNB junto à própria entidade e ainda teve a aprovação do Conselho Administrativo.
Desta forma, o número de Estados representados no NBB também aumentou. Enquanto na temporada anterior foram cinco, a edição 2019/2020 contará com seis Unidades Federativas: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e Distrito Federal.
“É uma satisfação imensa ver o NBB CAIXA maior, com mais clubes e Estados representados. A expectativa é de que seja outra temporada histórica e que nosso basquete mantenha a curva de crescimento e ampliação no Brasil”, declarou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.
Além da definição dos times participantes do NBB, a reunião d serviu para a aprovação de contas da Liga Nacional de Basquete (LNB), definições de calendário, aprovação de itens do regulamento e outros assuntos.
O Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2019/2020 terá início no dia 12 de outubro (sábado), com confronto, horário e local a definir. A tabela completa e regulamento serão publicados no início do mês de agosto. O Jogo das Estrelas 2020 também já está definido. Será entre os dias 18 e 20 de março, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Sistema de disputa
O sistema de disputa foi mantido em relação à temporada 2018/2019. A fase de classificação será realizada em dois turnos e classificará os 12 primeiros colocados aos playoffs.
Já no ‘mata-mata’, as oitavas-de-final serão disputadas em uma melhor-de-três, com segundo jogo e um possível terceiro na casa do time de melhor campanha. A partir das quartas-de-final, as séries de playoffs adotarão o formato melhor-de-cinco, com o segundo e terceiro jogos e um possível quinto na casa do time mais bem colocado na fase de classificação.
Em decisão tomada em conjunto pelos Clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento.
Além disso, o campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), poderá pleitear a uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA), e a aprovação será definida pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB).
A Copa Super 8 também foi mantida. O torneio, que consiste em uma disputa de ‘mata-mata’ com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA. Ao contrário da temporada passada, a Copa Super 8 acontecerá no mês de janeiro e não mais no final de dezembro.
Compromissos internacionais
Os compromissos internacionais dos clubes do NBB também ganharam novidades. A partir desta temporada, será adicionado ao calendário o Torneio Interligas, que contará com quatro times brasileiros e quatro da Argentina.
A competição acontecerá em período de pré-temporada, com início previsto para setembro de 2019, e terá como participantes o 7º, 8º, 9º e 10º colocado da última edição do campeonato nacional. Caso haja declínio de algum deles, será feito um convite para as outras equipes.
O Torneio Interligas será organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a AdC – Associación de Clubes -, entidade responsável pela La Liga, da Argentina, e terá como objetivo aumentar a bagagem internacional dos clubes participantes do NBB e da Liga Argentina.
Já a Liga das Américas será substituída pela Champions League Américas, da FIBA. A competição terá como representantes brasileiros o Flamengo (campeão da Copa Super 8 e do NBB), Sesi Franca (vice-campeão do NBB) e Mogi das Cruzes/Helbor (3º colocado do NBB).
E por fim, a Liga Sul-americana, que é organizada pela Consubasquet, contará com a participação do Botafogo (4º), EC Pinheiros (5º) e Corinthians (6º).
Os clubes participantes da edição 2019/2020 NBB são estes: Basquete Cearense (CE), Sendi/Bauru Basket (SP), Botafogo FC (RJ), SC Corinthians Paulista (SP), CR Flamengo (RJ), Sesi Franca Basquete (SP), Life Fitness/Minas (MG), Mogi das Cruzes/Helbor (SP), Paulistano/Corpore (SP), Pato Basquete (PR), EC Pinheiros (SP), Renata/Rio Claro Basquete (SP), São José Basketball (SP), São Paulo FC (SP), Unifacisa (PB) e Universo/Brasília (DF).