Em nova ação entre as ligas, bate-papos ao vivo no Instagram acontecerão às segundas-feiras
A parceria entre o Novo Basquete Brasil (NBB) e a La Liga (Argentina) se estendeu para o ambiente das mídias sociais. Depois do Torneio Interligas e de reuniões entre as duas entidades, as duas ligas farão, a partir da próxima semana, uma série de lives no Instagram trazendo personagens importantes dos dois campeonatos. Os encontros acontecerão às segundas-feiras, às 19 horas.
A primeira das lives reunirá dois grandes armadores das ligas: o argentino Franco Balbi (Flamengo), eleito Armador e Estrangeiro do Ano do NBB 2018/2019, e o jovem brasileiro Caio Pacheco (Bahía Basket-ARG), que aos 21 anos aparece como um dos fenômenos atuais da La Liga (19,4 pontos e 6,0 assistências por jogo).
“A Liga Argentina tem sido uma grande parceira do NBB nas ações dentro e fora das quadras. Todos os departamentos interagem constantemente para que juntos consigamos evoluir a gestão de cada campeonato. Hoje, temos muitos atletas e treinadores que são ídolos em ambas as ligas e, com essa parada nos campeonatos, achamos que um bate-papo entre eles nos Instagram das ligas traria um conteúdo diferenciado para os fãs brasileiros e argentinos”, declarou o presidente da LNB, Nilo Guimarães.
A parceria entre NBB e La Liga não é de hoje. Há anos, as duas entidades realizam projetos visando o desenvolvimento da modalidade em ambos os países. Um deles foi o retorno do Torneio Interligas, em 2019, competição de pré-temporada entre clubes das duas ligas. O campeão foi o Sendi/Bauru diante do Comunicaciones.
Ainda entre 2018 e 2019, a união entre as duas ligas promoveu a Taça Interligas de Desenvolvimento, que reuniu os campeões das duas ligas de desenvolvimento dos países (LDB do Brasil e LDD da Argentina). Foram realizadas duas edições, ambas vencidas pelo Paulistano/Corpore.
Os jovens talentos dos dois países também promoveram um duelo “estrelado” da categoria Sub-20: o Desafio Interligas de Novas Estrelas, que fez parte da programação do Jogo das Estrelas 2019, em Franca (SP). O Brasil acabou vencendo por 91 a 78, e o pivô Dikembe, do Paulistano, foi o MVP.
E por fim, no final de 2019, foi realizado um encontro de dois dias entre executivos de NBB e La Liga em Buenos Aires, na Argentina, com objetivo de realizar um intercâmbio de informações e ideias. Entre os vários temas compartilhados estiveram os métodos de trabalho e visões estratégicas para o futuro das ligas.
“É um orgulho que sigamos trabalhando em conjunto com nossos ‘hermanos’ do NBB. Compartilhamos conhecimento e experiências dentro e fora das quadras. Hoje estamos propondo uma nova iniciativa entre nossas equipes profissionais de trabalho, que continuam gerenciando e pensando em ações de forma conjunta”, disse o presidente da AdC, Gerardo Montenegro.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.