Quatro jogos abrem a competição da elite nacional

O Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/2023 começa neste sábado (15 de outubro), com a realização de quatro partidas. O duelo de abertura envolve 123 Minas Tênis Clube e CR Flamengo, ás 18h15 (de Brasília), na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG).

“A expectativa é muito positiva. O projeto do 123 Minas está crescendo a cada ano e a gente vem se consolidando como uma das principais equipes do basquete nacional. Esperamos que nesta temporada, através da importante parceria com a 123milhas, nossa equipe siga crescendo e dando cada vez mais alegrias para a nossa torcida”, afirmou o técnico Leo Costa, do 123 Minas Tênis Clube.

“Os amistosos ajudam muito, eles compõem a preparação, assim como os treinos, as conversas, os vídeos… os amistosos são muito importantes por conta disso. São uma avaliação, um teste, hábitos que os jogadores vão adquirindo e uma rotina de jogo. O Minas é muito qualificado, mudou algumas peças da temporada passada, mas acredito que tenha ficado ainda mais forte. É um time com jogadores de muita qualidade ofensiva e defensiva, muito bem dirigida pelo Léo Costa e que mostra sempre muita organização, uma ordem muito boa das coisas, taticamente muito bem também. Sem dúvida, é um dos favoritos aos títulos, tanto da BCLA quanto do NBB, Super 8, enfim, todos os torneios”, comentou Gustavo De Conti, técnico do CR Flamengo.

A jornada se completa às 19h (de Brasília), com mais três partidas:

O Basquete Unifracisa encara Cerrado Basquete, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB).

“O Torneio Integração é sempre importante para gente, mas essa edição acabou sendo um pouco mais, muito pelo desempenho que a equipe teve nos dois jogos amistosos. Com o fim do torneio, nosso foco passou imediatamente para a estreia no NBB, contra o Cerrado, mas os resultados do Torneio Integração nos dão uma confiança extra. Os jogadores também estão em um nível físico muito bom para o início da temporada, graças a essa preparação antecipada que nós fizemos e que se mostrou fundamental”, pontuou Cesar Guidetti, técnico do Basquete Unifacisa.

O Rio Claro Basquete recebe o CA Paulistano, no ginásio Municipal Felipe Karam, em Rio Claro (SP).

“As expectativas são grandes, mais uma estreia no NBB defendendo o Rio Claro. A equipe está preparada, fizemos um bom Campeonato Paulista e esperamos fazer um bom NBB também. Jogo duríssimo diante do Paulistano nesta estreia. Vamos enfrentar uma equipe jovem, que provoca muitos erros e marca muito agressivo, por isso, precisamos estar atentos a esses detalhes para tentarmos sair com o resultado positivo. Acreditamos muito no nosso potencial, naquilo que foi feito no estadual e ajustado para começar a nova competição nos 15 dias que tivemos de treinamentos”, relatou o técnico Fernando Pena, do Rio Claro Basquete.

“Jogo de estreia gera sempre uma expectativa grande, é o início do campeonato e, apesar de já termos jogado o Campeonato Paulista, é diferente, pois trata-se de uma disputa nova e muito importante. Estamos cientes que todos os jogos possuem características de uma final pelo nível do campeonato. Não podemos bobear e dar chance ao adversário. Expectativa de uma grande partida, equilibrada e esperamos imprimir o nosso ritmo, a nossa defesa e o nosso estilo de jogo para que possamos fazer um grande jogo e, consequentemente conquistar uma vitória importante fora de casa”, comentou o técnico Demétrius Ferraciú, do CA Paulistano.

Por fim, o SC Corinthians Paulista enfrenta o São José Basketball, no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP).

“Sempre quis jogar o NBB, fiz toda minha carreira fora do país, então está sendo muito especial esse retorno e disputar a elite do basquete brasileiro é uma motivação a mais. A expectativa é alta, o Campeonato Paulista foi muito bom para nossa equipe se conhecer e evoluir, fizemos boas partidas em casa, agora é tomar algumas lições para melhorar ainda mais no NBB”, completou o lateral Dimitri Sousa, do Oscar/São José Basketball.

De acordo com o sistema de disputa, a fase de classificação será realizada em turno e returno, classificando os 12 primeiros colocados para os playoffs. Vale lembrar que as equipes classificadas de primeiro a quarto já garantem vaga automática nas quartas-de-final. Do quinto ao 12º lugar disputarão as oitavas-de-final.