As 30 franquias possuem ao menos um atleta estrangeiro. Brasil tem Gui Santos (Golden State Warriors) como representante

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A NBA (National Basketball Association) anunciou nesta terça-feira (22 de outubro), que iguala o recorde de 125 jogadores internacionais e a marca de 43 países dos seis continentes entre os elencos dos times que disputam a rodada na noite de abertura da temporada 2024/2025, incluindo um recorde de atletas de Austrália (13), Alemanha (08) e Camarões (05), além de igualar o número de 14 atletas da França e 17 do continente africano.

Entre os elencos da rodada da noite de abertura, pela quarta temporada consecutiva serão ao menos 120 jogadores internacionais e pelo menos 100 atletas estrangeiros pelo 11º ano seguido. Todas as 30 franquias apresentam ao menos um jogador internacional.

Os recordes de número de atletas estrangeiros e países e territórios foram estabelecidos nos inícios das temporadas 2023/2024 e 2017/2018, respectivamente.

Imagem: NBA

Pela 11ª temporada consecutiva, o Canadá é o país com mais representantes fora dos Estados Unidos com 21 atletas, seguido de França, Austrália, Alemanha e Sérvia (seis). Ao todo, 61 jogadores europeus estarão na noite de abertura, incluindo quatro membros do ‘Time All-NBA Kia 2023-2024’: Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks / Grécia – com ligações com a Nigéria), campeão da NBA 2021 e duas vezes ‘NBA Kia Jogador Mais Valioso (MVP)’, Luka Dončić (Dallas Mavericks / Eslovênia), cinco vezes NBA All-Star e ‘membro do Primeiro Time All-NBA’, Nikola Jokić (Denver Nuggets / Sérvia), campeão da NBA 2023 e três vezes ‘NBA Kia Jogador Mais Valioso (MVP)’, e Domantas Sabonis (Sacramento Kings / Lituânia), três vezes NBA All-Star.

Os 17 jogadores africanos, incluindo um recorde de cinco atletas de Camarões, são encabeçados por Joel Embiid (Philadelphia 76ers), ‘NBA Kia Jogador Mais Valioso (MVP) de 2022-2023’ e sete vezes All-Star da NBA.

O Portland Trail Blazers e o Oklahoma City Thunder apresentam o maior número de atletas internacionais cada (sete), seguidos de Atlanta Hawks, Mavericks, Houston Rockets, Orlando Magic e Toronto Raptors com seis cada.

O Brasil terá apenas Gui Santos (foto), defendendo o Golden State Warriors.

Informações adicionais e curiosidades sobre os jogadores estrangeiros:

Três atletas internacionais venceram os últimos seis prêmios de ‘NBA Kia Jogador Mais Valioso (MVP)’: Embiid (2022-2023), Jokić (2023-2024, 2021-2022 and 2020-2021) e Antetokounmpo (2019-2020 and 2018-2019). A última temporada também marcou a terceira temporada consecutiva em que três jogadores estrangeiros terminaram entre os três mais votados para MVP: Jokić, Shai Gilgeous-Alexander (Thunder / Canadá) e Dončić. Antetokounmpo e os Bucks visitam Embiid e os 76ers nesta quarta-feira, dia 23, às 20h30min (horário de Brasília), ao vivo na ESPN, na estreia de ambas as equipes. Gilgeous-Alexander e o Thunder enfrentam Jokić e os Nuggets fora de casa na sequência, às 23h, estreando na temporada.

Ao todo, 15 jogadores estrangeiros da noite de abertura já estiveram no NBA All-Stars: Antetokounmpo, Dončić, Embiid, Gilgeous-Alexander, Rudy Gobert (Minnesota Timberwolves / França), Al Horford (Boston Celtics / República Dominicana), Kyrie Irving (Mavericks / Austrália), Jokić, Lauri Markkanen (Utah Jazz / Finlândia), Kristaps Porziņģis (Celtics / Letônia), Sabonis, Pascal Siakam (Indiana Pacers / Camarões), Ben Simmons (Brooklyn Nets / Austrália), Nikola Vučević (Chicago Bulls / Montenegro) e Andrew Wiggins (Golden State Warriors / Canadá).

Ao menos cinco jogadores internacionais estiveram no ‘Kia All-Star Team’ em todas as temporadas desde 2018/2019.

Como parte da Pesquisa NBA entre os GMs 2024-2025, Gilgeous-Alexander (n° 1), Dončić (n° 2) e Embiid e Jokić (empatados em 3° com Jayson Tatum, dos Celtics) foram votados como os candidatos mais fortes a vencer o Kia NBA MVP 2024-2025 (40%, 30% e 7% dos votos, respectivamente).

Quatro atletas estrangeiros foram votados pelos GMs como os jogadores que mais gostariam de contratar se estivessem começando uma franquia: Victor Wembanyama (San Antonio Spurs / França – relações com a República Democrática do Congo – 77% dos votos), ‘Kia NBA Calouro do Ano 2023-2024’, Gilgeous-Alexander (10% dos votos), Jokić (10% dos votos) e Dončić (3% dos votos). Wembanyama e os Spurs visitam Dončić e os Mavericks nesta quarta-feira (24 de outubro), às 20h30 (horário de Brasília), na estreia das equipes.

Há também um grande número de jogadores americanos com relações com outros países assim como 35 atletas com ao menos um pai nascido em um país africano. Entre os jogadores americanos com relação com outros países estão Bam Adebayo (Miami Heat / relações com a Nigéria), Jalen Green (Rockets / relações com Filipinas), Karl-Anthony Towns (New York Knicks / relações com a República Dominicana) e Jaylin Williams (Thunder / relações com Vietnã).

Foto: Divulgação

A 79ª temporada regular da NBA começa na noite desta terça-feira (22 de outubro), com uma rodada dupla e vai alcançar fãs em 214 países e territórios em 60 línguas por meio de parceiros de transmissões da liga ao redor do mundo e pelo NBA League Pass, serviço premium de streaming de jogos ao vivo da liga disponível pelo NBA App. No primeiro jogo, Horford e o atual campeão, Celtics, vão receber seus anéis de campeões antes de enfrentar OG Anunoby (Reino Unido / relações com Nigéria), Towns e os Knicks (20h30). Na segunda partida Gobert e os Timberwolves visitam Rui Hachimura (Japão) e os Los Angeles Lakers (23h).