Programa, que apresenta mais de 220 núcleos de desenvolvimento de basquete pelo país, integra projeto da zona Sul do Rio de Janeiro
A NBA Basketball School tem mais uma unidade licenciada no Rio de Janeiro. E esta será a segunda unidade social da rede. O programa de desenvolvimento de basquete da liga apresentou no último fim de semana o projeto Mudando o Placar, que funciona no Complexo Esportivo da Rocinha, em São Conrado (zona Sul do Rio de Janeiro), como o mais novo polo entre os mais de 220 polos espalhados por 88 cidades de 22 estados do país (mais o Distrito Federal).
Estiveram presentes ao evento Arnon de Mello Neto, vice-presidente da NBA para a América Latina, Daniel Soares, diretor de operações de Basquete da NBA para a América Latina, Arthur Borelli, CEO da Think Sports (agência responsável pela implantação e supervisão do programa no Brasil e no Uruguai), e Layana de Souza, ex-atleta e fundadora/idealizadora do Mudando o Placar.
“A NBA tem uma relação muito próxima com a comunidade da Rocinha. Antes das Olimpíadas Rio-2016, fizemos a reforma dessa quadra, mantivemos um projeto social de basquete e, agora, estamos de volta junto com o Mudando O Placar e a Layana. Estamos muito contentes em retornar, agora para um plano de longo prazo, em poder oferecer uma metodologia oficial da NBA, integrando essas crianças ao programa NBA Basketball School no Brasil. O esporte transforma vidas e a Layana, além de um grande exemplo disso, é uma inspiração para a garotada”, destacou Arnon de Mello.
“O projeto surgiu da minha história. Sou nascida e criada aqui na Rocinha, comecei a jogar aos 12 anos, fruto de um projeto social e, com o apoio de todos, há quase 20 anos, eu consegui oportunidades por meio do esporte. Cheguei à Seleção Brasileira, consegui bolsa de estudos para os Estados Unidos… O basquete me abriu todas as portas, ajudou no meu desenvolvimento social, profissional, amizades… Hoje, de alguma forma, consigo retribuir um pouco. Há pouco mais de dois anos e meio iniciamos o projeto para dar oportunidades para essa garotada da comunidade. Agradeço muito à NBA por olhar com carinho para o nosso projeto. Queremos mudar as estatísticas, queremos mudar a realidade, por isso vamos mudar esse placar”, afirmou Layana.
Layana é formada em Sports Administration na Lees-McRae College com mestrado na Georgetown University. Além disso, tem passagens profissionais por THG Sports, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Liga Nacional de Basquete (LNB) e Basquete S.A. (NBA Basketball School), faz parte do programa Jovens Líderes do Comitê Olímpico Internacional (COI), é membro da Comissão Olimpismo 365 do COI e do Comitê Conselheiro de Basketball for Good da FIBA Foundation.
O Mudando o Placar é o segundo núcleo social do programa – o primeiro, inaugurado em 2022, foi o Recanto Verde Sol, de São Paulo – e a parceria com o NBA Basketball School vai beneficiar cerca de 150 meninos e meninas.