O 1º Curso de Capacitação de Treinadores, Professores e Estudantes de Educação Física, do Basquete 3×3, aconteceu na quinta-feira (06 de setembro), no SESC Dom Pedro II, em São Paulo (SP). Uma nova abordagem e conceito Inovador, métodos que caminham juntos com a evolução do esporte.
Sabemos que o Basquete 3×3 é um esporte dinâmico e com alta demanda de variações e tomadas de decisões, as principais ações, 1×1 (um contra um), ações combinadas, bloqueios e cruzamentos, no entanto, todos os fundamentos precisam ser executados com precisão e variações de velocidade. Portanto, precisamos que os praticantes, futuro atletas e os atletas de alto nível estejam vivenciando práticas para potencializar os elementos corporais, habilidades motoras (técnica) com o objetivo que o jogo flua de maneira harmoniosa e com precisão.
O Basquete 3×3 precisa ser desenvolvido e apresentado a todos, principalmente nas escolas, projetos sociais, aos clubes e para que os professores/treinadores possam estar cada vez mais buscando conhecimento, pois sabemos que é um esporte com características diferentes do basquete 5×5 e seguirmos o processo, FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E ALTO RENDIMENTO, não podemos pular etapas.
A ideia de fazer este curso para capacitar profissionais se deu porque não temos treinadores específicos para a modalidade e espero contribuir cada vez mais com o Basquete 3×3. Estou fazendo um curso de pós-graduação em Basquete 3×3 na Academia de Treinadores do Instituto Olímpico que pertence COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que agrega e contribui muito para este 1º Curso de Capacitação que eu ministrei, visando ter treinadores para a expansão do Basquete 3×3 no Brasil. Tudo isto é uma grande realização de um sonho; sou grata pela responsabilidade e por contribuir.
O curso teve duração de quatro horas, com parte prática e teórica, e contou com 25 inscritos; houve a entrega de certificados, os temos abordados foram regras oficiais, que contou com a ilustre participação da arbitra internacional Luciane Del Grande, esclarecendo todas as dúvidas sobre regras do jogo; abordamos também sobre Basquete 3×3 nas escolas, projetos sociais e de alto-rendimento. Homenageamos o atleta profissional Luiz Felipe de Paulo, que em 2016 conquistou, vestindo a camisa da seleção brasileira, a medalha de prata na Copa do Mundo Sub-18, a única medalha em competições mundiais que o país tem.
Ilustramos situações e estratégia práticas, tais como melhorar e potencializar a ações dos movimentos, ou seja, os fundamentos, parte cognitiva e sistema tático em situações de jogo relacionadas às principais ações do Basquete 3×3, já citadas acima.
Quero agradecer ao SESC pelo convite e parabenizar pela contribuição do desenvolvimento da modalidade, a Federação Paulista de Basketball e a Associação Nacional de Basquete 3×3, por terem contribuído com a chancela institucional; aos atletas Thales Garcia, Luiz Felipe e Eliel Maldonado e a participação de todos os treinadores que reservaram este dia para estarmos juntos.