O Basquete 3×3 vai, a cada dia, ganhando mais espaço e a FIBA 3×3 realizou algumas reuniões técnicas para cada vez mais torná-lo um esporte dinâmico e um bom espetáculo. Nas últimas semanas se reuniram para discutir sobre interpretação das ações do jogo em relação à arbitragem. Para minimizar faltas acintosas e, assim, o valorizar o espetáculo nas enterradas, dribles e na velocidade no jogo.
Já aqui no Brasil, também nas últimas semanas, ocorreram diversos torneios, como os Jogos Cariocas de Verão, Torneios da ANB3x3. Neste mês de março, de 23 a 25, terá início o Campeonato Brasileiro Pro Basquete 3×3 (realizado pela Confederação Brasileira de Basketball), nas categorias Sub-18 e Adulto, nos naipes masculino e feminino.
Este ano terão mais torneios, aumentou o número entidades realizando torneios, o que é importante para os atletas e para a modalidade. Os Jogos Olímpicos estrão se aproximando, apenas dois anos, e precisamos melhorar a posição no ranking quanto país e, principalmente no feminino, está fora do Mundial deste ano por conta do seu posicionamento atual (22ª colocação). É necessário estar entre os 20 melhores países para garantir vaga no Campeonato Mundial e também nas Olimpíadas.
Por isto, deixo um recado às meninas: inscrevam-se nos torneios, participam mais que a cada dia conseguiremos o nosso espaço. Sabemos de todas as dificuldades, assim como todo esporte feminino no Brasil, mas temos de continuar buscando e lutando pelos nossos espaços.
*** Na manhã/tarde desta terça-feira (20 de março), Cristal Rocha compareceu ao Fórum do Basquete Feminino, promovido pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), no Clube Concórdia, em Campinas (SP) – confira o vídeo acima