O Mogi das Cruzes Basquete venceu o SC Corinthians Paulista, por 79 a 57 (48 a 33 no primeiro tempo), na noite de domingo (29 de agosto), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), pela fase inicial do Campeonato Paulista Masculino 2021.
Com uma excelente atuação de trabalho coletivo, os mogianos começaram bem na partida e fecharam o primeiro quarto em 25 a 20. No segundo, a vantagem se manteve e a equipe da casa venceu com 10 pontos de diferença (23 a 13). Depois do intervalo, o Mogi Basquete continuou à frente, terminando em 22 a 14, e no último, o Timão venceu por 10 a 09.
Os destaques foram Wesley Castro (20 pontos e 05 assistências) e Lucas Lacerda (13 pontos e 05 assistências), pelo time da casa; Alexandre Paranhos (13 pontos e 08 rebotes) e Felipe Dalaqua (12 pontos), em favor do visitante.
Já o EC Pinheiros chegou à quinta vitória, a terceira consecutiva e se manteve invicto como mandante no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), ao derrotar o Rio Claro Basquete por 94 a 90 (41 a 47 no primeiro tempo).
O jogo exigiu do time Azul e Preto, paciência, equilíbrio e poder de reação. No primeiro quarto o rival chegou a abrir vantagem de 18 pontos (27 a 9). A recuperação pinheirense teve início ainda no quarto inicial, reduzindo a diferença no placar para 11 pontos. No segundo quarto o Pinheiros seguiu no encalço do adversário, fez 25 a 20 e vantagem de Rio Claro caiu para seis pontos (41 a 47) e se transformou em apenas três (64 a 67) ao final do terceiro período.
O quarto decisivo permaneceu equilibrado, com alternância de vantagem para os dois lados até Gabriel acertar três pontos a 1m30 do final (84 a 80). A defesa pinheirense cresceu para cima do Rio Claro nos momentos finais, desestabilizando o rival, até consumar a vitória por 94 a 90, após várias faltas cometidas pelo Rio Claro na ansiedade de reverter a derrota.
O pivô Dikembe foi o cestinha da partida com 24 pontos, um a mais do que Buffat, que dominou os rebotes com oito bolas. Deryk ofereceu cinco assistências, assim como Arthur Pecos e Douglas, o cestinha do Rio Claro com 21 pontos.
“Fomos para o vestiário em desvantagem e nos questionamos: por que não estávamos colocando em prática o que treinamos? Reacendemos nossa energia e voltamos com a disposição tática renovada. No início do jogo chutamos muito e não caiu, mas não baixamos a cabeça. É normal. Precisamos ter confiança”, analisou o jovem Dikembe.
O Campeonato Paulista Masculino – 2021 prossegue na terça-feira (31 de agosto), com o duelo isolado entre Sesi Franca Basquete e Paulistano/Corpore, às 20h10 (de Brasília), no ginásio Pedrocão, em Franca (SP).