CR Vasco da Gama ganha em casa e amplia vantagem na série
O Minas Tênis Clube (MG) saiu na frente ao derrotar o Desk Manager/Mogi das Cruzes Basquete (SP), neste sábado (26 de abril), por 85 a 72 (39 a 35 no primeiro tempo), no complemento da primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025), mesmo atuando no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP).

O time mineiro esteve sempre na frente, sem desgarrar muito na maioria dos quartos, mas na somatória geral conseguiu uma folga no placar para iniciar a série vencendo fora dos seus domínios – 22 a 20 (primeiro quarto), 17 a 15 (primeiro quarto), 22 a 14 (terceiro quarto) e 24 a 23 (quarto final).
Os atletas mais efetivos do Desk Manager/Mogi das Cruzes Basquete foram Raffael Menca (14 pontos) e Felipe Gregate (14 pontos e 04 assistências). Em favor do Minas Tênis Clube: Scott Machado (18 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Danilo Fuzaro (17 pontos e 08 rebotes).
“Muito importante estrear no playoff com vitória, fora de casa, sabíamos que seria um jogo mais tenso, mais nervoso. Mas conseguimos nos momentos decisivos ter a tranquilidade necessária para fechar a partida e iniciar bem a série”, ponderou o técnico Minas Tênis Clube, Léo Costa.
“Fizemos um jogo muito duro aqui, sabemos que cada jogo é uma final para nós. Teremos que minimizar os erros que tivemos e aproveitar os pequenos erros deles também. É o contra-ataque que precisamos priorizar isso e saber que é essa a intensidade que precisamos ter. A defesa é forte, o nosso ataque precisa ser mais consciente. Errar um pouquinho menos porque, quando erramos, os caras não estão perdoando, eles estão vindo para cesta, nos fazendo errar da forma que eles estão defendendo. É fazer a mesma coisa para melhor, para conseguirmos uma vitória lá em Minas e fazer com que essa série vá até o quinto jogo”, explicou o armador Gabriel Campos, do Desk Manager/Mogi das Cruzes Basquete.
A segunda partida desta série será na terça-feira (29 de abril), 19h (de Brasília), na Arena UNiBH, em Belo Horizonte (MG).
O CR Vasco da Gama (RJ) manteve o bom momento e fez 2 a 0 na série ao bater o Farma Conde São José Basketball (SP), por 89 a 83 (49 a 37 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). O cruzmaltino começou bem e comandou os dois primeiros quartos. Com isso, assumiu o comando do marcador e abrtiu vantagem. Nos dois períodos finais, a equipe joseense buscou a recuperação e ficou na frete, mas sem conseguir descontar diferença aberta pelo CR Vasco da Gama – 25 a 19 (primeiro quarto), 24 a 18 (segundo quarto), 23 a 25 (terceiro quarto) e 17 a 21 (quarto final).

Os máximos anotadores foram Marquinhos Sousa (21 pontos, 04 rebotes e 06 assistências), Rafael Paulichi (12 pontos) e Eddy Carvalho (12 pontos). Pelo Farma Conde São José Basketball: o argentino Franco Vieta (23 pontos e 05 rebotes) e Adyel Borges (17 pontos, 03 rebotes e 06 assistências).
“Playoff é assim. Poucas equipes vão ganhar de uma diferença muito grande, porque o equilíbrio é visível. Fico feliz que cumprimos o papel hoje dentro de casa, playoff você tem de ganhar em casa, tentar beliscar uma ou outra partida fora. O nível de exigência seja um pouco maior na segunda-feira e espero que possamos continuar bem. É difícil você manter o nível de consistência o jogo todo, o São José cresceu um pouco, teve um aproveitamento um pouco melhor, mas estou feliz com essa vitória de hoje, que nos dá condições de fechar essa série na próxima partida”, afirmou o ala Marquinhos Sousa, do CR Vasco da Gama.
“É difícil sair com uma derrota nos playoffs, mas ainda temos de acreditar e saber que não tem nada perdido. Enquanto ninguém vencer três, a série está viva, então vamos para cima na partida seguinte. Temos de esfriar a cabeça agora, resolver o que for preciso, fazer os ajustes necessários e vir para ganhar o próximo jogo. Vamos com tudo”, afirmou o pivô Renato Carbonari, do Farma Conde São José Basketball.
O terceiro jogo, que pode ser o decisivo, está marcado para segunda-feira (28 de abril), às 19h30 (de Brasília), no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). Um novo resultado positivo garante o CR Vasco da Gama na semifinal.
A segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final prossegue neste domingo (27 de abril), com três partidas: EC Pinheiros x Unifacisa, às 11h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP); CR Flamengo x Caxias do Sul Basquete, às 11h (de Brasília), no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ); Bauru Basket x CA Paulistano, às 18h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias garantem vaga no playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem os playoffs – semifinal e final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).