CR Flamengo, EC Pinheiros e Bauru Basket também garantem o resultado positivo

O líder Minas Tênis Clube (MG) deu sequência a boa campanha no returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o Ceisc/EC União Corinthians (RS), neste sábado (29 de março), por 92 a 81 (46 a 40 no primeiro tempo), jogando na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG).

Foto: Hedgar Moraes/Minas

O time mineiro comandou o marcador nos três primeiros quartos, usando bem o mando de quadra. Com isso, passou a lidera o placar e desgarrou. Nos dez minutos finais, o representante gaúcho tentou a reação e chegou a ficar na frente, mas o Minas Tênis Clube controlou bem a diferença para vencer mais uma na competição – 24 a 23 (primeiro quarto), 22 a 17 (segundo quarto), 27 a 20 (terceiro quarto) e 19 a 21 (quarto final).

Os maiores pontuadores do Minas Tênis Clube foram Alexandre Paranhos (19 pontos, 10 rebotes e 03 assistências – double-double) e Danilo Fuzaro (16 pontos, 05 rebotes e 05 assistências). Em favor do Ceisc/EC União Corinthians: o norte-americano Duane Johnson (19 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas) e o argentino Jony Machuca (15 pontos e 03 assistências).

“Vitória importantíssima para a gente se manter na liderança. Agora vamos para viagens difíceis, jogos contra o Brasília e o Pato, em que se faz fundamental a concentração em quadra. Queremos ampliar a vantagem da primeira colocação”, avaliou o técnico Léo Costa, do Minas Tênis Clube.

Com este resultado, o Minas Tênis Clube lidera com 24 vitórias e quatro derrotas. O Ceisc/EC União Corinthians ocupa a quinta colocação, com 16 vitórias e 12 derrotas.

O CR Flamengo (RJ) venceu o ‘Clássico Rivalidade’ diante do Botafogo FR (RJ), por 92 a 85 (41 a 47 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), no Rio de Janeiro (RJ). O Rubro Negro também manteve o momento favorável, mas não foi um duelo fácil, pois o Fogão começou melhor jogo e fechou o primeiro tempo na frente. A recuperação do Mengão se deu nos dois períodos finais, quando cresceu de produção e conseguiu aplicar a virada – 20 a 26 (primeiro quarto), 21 a 21 (segundo quarto), 22 a 15 (terceiro quarto) e 29 a 23 (quarto final).

Foto: Hermes de Paula/CRF

Os atletas mais efetivos do Botafogo FR foram Matheusinho Brito (19 pontos, 06 assistências e 04 bolas recuperadas) e Derick Machado (19 pontos, 07 rebotes e 04 assistências). Pelo CR Flamengo: o norte-americano Shaquille Johnson (23 pontos e 05 rebotes) e Gui Deodato (19 pontos, 06 rebotes e 03 bolas recuperadas).

Com este resultado, o CR Flamengo segue no segundo lugar, contabilizando 22 vitórias e sete derrotas. O Botafogo FR aparece no 17º lugar, com oito vitórias e 21 derrotas.

O EC Pinheiros (SP) superou o SC Corinthians Paulista (SP), por 83 a 76 (35 a 40 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), na cidade de São Paulo (SP). Depois de um primeiro tempo de alternâncias e o SC Corinthians Paulista na frente, o EC Pinheiros foi mais efetivo no segundo tempo e passou a liderar o marcador para vencer ao lado da sua torcida – 22 a 17 (primeiro quarto), 13 a 23 (segundo quarto), 18 a 15 (terceiro quarto) e 30 a 21 (quarto final).

Foto: Carol Coelho/ECP

Os máximos anotadores do EC Pinheiros foram Raynan Santos (16 pontos e 05 rebotes) e o norte-americano David Sloan (14 pontos, 03 rebotes e 05 assistências). Pelo SC Corinthians Paulista: o norte-americano Melvin Johnson (22 pontos) e Victão Silva (18 pontos e 11 rebotes – double-double).

“Estou muito feliz. Vim de um primeiro tempo defendendo e não contribuindo tanto para o ataque. Estávamos tendo muita dificuldade. E eu aprendi uma coisa muito importante hoje. Eu venho escutando de Deus para eu continuar tendo fé. E isso aqui foi o exemplo, esse jogo foi o exemplo. Em todo momento, eu não deixei me abalar. Eu continuei focado no objetivo do time e Deus me abençoou com esse final de partida. Estou muito feliz”, afirmou o ala Reynan Santos, do EC Pinheiros.

“Fomos perdendo muitos ataques (no último quarto), sempre tentando correr atrás. Errando e aí tendo que correr na defesa. Foi acabando nossas pernas. Eles tiveram um bom momento de arremesso. No segundo quarto, conseguimos segurar em 13 pontos e aquilo tirou bastante da nossa perna. Não conseguimos produzir no segundo tempo e ter de correr atrás por não estar num momento bom, o jogo foi embora da nossa mão”, analisou o técnico Jece Leite, do SC Corinthians Paulista.

O EC Pinheiros está na oitava posição na classificação geral, com 16 vitórias e 14 derrotas. O SC Corinthians ocupa a 11ª colocação, com 14 vitórias e 16 derrotas.

O Bauru Basket (SP) usou bem o mando de quadra e passou pelo Caxias do Sul Basquete (RS), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), por 84 a 67 (51 a 33 no primeiro tempo). O Dragão começou em ritmo forte e liderou os dois quartos iniciais, assumindo a dianteira do placar e abrindo vantagem. Na volta do intervalo, o Caxias do Sul Basquete tentou crescer, mas o Bauru Basket brecou essa busca pela reação e venceu em casa – 28 a 17 (primeiro quarto), 23 a 16 (segundo quarto), 17 a 19 (terceiro quarto) e 16 a 15 (quarto final).

Foto: Divulgação/Bauru

Os destaques do Bauru Basket foram o norte-americano Dontrell Brite (20 pontos, 03 rebotes e 07 assistências) e Andrezão Abreu (15 pontos, 12 rebotes e 02 bloqueios – double-double). Pelo Caxias do Sul Basquete: o norte-americano Shamell Stallworth (18 pontos e 03 rebotes) e Isaac Gonçalves (14 pontos).

O Bauru Basket é o sexto colocado, com 17 vitórias e 13 derrotas. O Caxias do Sul Basquete está na 15ª colocação, com 10 vitórias e 19 derrotas.

O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) prossegue na segunda-feira (31 de março), com a realização de três jogos: Farma Conde São José Basketball x Fortaleza/BC/CFO, às 19h30 (de Brasília), na Arena Farma Conde, em São José dos Campos (SP); Sesi Franca Basquete x Caxias do Sul Basquete, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP); Mogi das Cruzes Basquete x Unifacisa, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).