Sesi Franca Basquete estréia com vitória
O Minas Tênis Clube venceu a segunda na FIBA Basketball Champions League Americas (BCLA 2024/2025) ao derrotar o anfitrião Quimsa, na noite de sábado (14 de dezembro), por 84 a 73 (39 a 45 no primeiro tempo), atuando no estádio Ciudad, em Santiago Del Estero, na Argentina. Com isso, o time mineiro chegou ao seu segundo resultado positivo na competição, liderando o Grupo C.
O representante argentino iniciou melhor e comandando o primeiro quarto. A reação da equipe brasileira se deu a partir do segundo, quando cresceu de produção e liderou os três períodos seguintes. Com isso, o time comandado pelo técnico Leonardo Costa assumiu a liderança do marcador para vencer e manter o 100% de aproveitamento na competição – 21 a 31 (primeiro quarto), 14 a 18 (segundo quarto), 20 a 17 (terceiro quarto) e 25 a 11 (quarto final).
Os atletas mais efetivos do Minas Tênis Clube foram Danilo Fuzaro (17 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e o dominicano Luís Montero (14 pontos, 07 rebotes e 03 assistências). Em favor do Quimsa: Agustín Perez (20 pontos e 04 rebotes) e Nicolas Romano (18 pontos e 03 rebotes).
“Começamos um pouco devagar ofensivamente. Defensivamente, permitimos muitos contra-ataques, mas permanecemos no jogo e conseguimos encaixar a defesa. O último quarto foi diferencial. É muito bom começar com duas vitórias, entramos para disputar títulos e o Minas vem se consolidando cada vez mais para brigar nas cabeças sempre. Muito feliz de ter começado com duas vitórias, mas temos que manter o pé no chão, continuar trabalhando e seguir firme na competição”, alertou Danilo Fuzaro, destaque mineiro na partida.
Já o Sesi Franca Basquete abriu sua participação na FIBA Basketball Champions League Americas (BCLA 2024/2025) derrotando o argentino Instituto Atlético Central Córdoba, por 81 a 76 (35 a 41 no primeiro tempo), em jogo realizado no estádio Angel Sandrin, na cidade de Córdoba, na Argentina. Um terceiro quarto muito bom foi determinante para o êxito do time brasileiro, visto que a boa vantagem conseguida deu a sustentação para assumir o comando do marcador e não permitir que a equipe argentina, que liderou os três outros quartos, conseguisse a dianteira – 18 a 21 (primeiro quarto), 17 a 20 (segundo quarto), 20 a 15 (terceiro quarto) e 20 a 17 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Sesi Franca Basquete foram Didi Louzada (24 pontos e 05 rebotes) e o norte-americano David Jackson (13 pontos). Pelo Instituto Atlético Central Córdoba: Nicolas Copello (17 pontos) e Bautista Lugrani (15 pontos e 04 rebotes).
“Tivemos uma vitória importantíssima, na qual nós tivemos dois tempos distintos. No primeiro tempo, não conseguimos nos impor defensivamente e, a partir do momento que nós conseguimos essa imposição, com uma defesa mais consistente, tirando o volume de jogadores que detêm essa quantidade de jogadas maior da equipe do Instituto, nós conseguimos ter a bola na mão com um pouco mais de tranquilidade. O volume e o percentual nos arremessos melhorou a ponto de virarmos e vencemos uma partida duríssima e importantíssima para a sequência da competição”, avaliou o técnico Helinho Garcia, do Sesi Franca Basquete.
A fase inicial da FIBA Basketball Champions League Americas (BCLA 2024/2025) segue neste domingo (15 de dezembro), com duas equipes brasileiras em quadra: CR Flamengo x Boca Junior, às 19h40 (de Brasília), no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ); Sesi Franca Basquete x Leones de Quilpué, às 22h10 (de Brasília), no estádio Angel Sandrin, em Córdoba, na Argentina.