A equipe mineira agora tem seis resultados positivos em dez jogos
Após três derrotas consecutivas, o Minas Tênis Clube, uma das sensações do início da 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018, encerrou jejum de vitórias. Dentro de casa, o time comandado por Flávio Espiga superou a LSB/Uniso, por 71 a 61, em partida única na noite desta sexta-feira (06 de janeiro), em Belo Horizonte (MG).
Após um grande início, em que chegou a liderar a competição, o Minas chegou ao jogo desta sexta com uma sequência de três derrotas. Com o fim da fase negativa, a equipe minastenista agora tem seis resultados positivos em dez partidas, e é a oitava colocada. A LSB, por sua vez, sofreu a décima derrota consecutiva e segue na 14ª posição, com dois triunfos em 12 jogos.
Na volta do intervalo, o Minas voltou a ter à frente do marcador. A cinco minutos do fim do terceiro quarto, o time comandado por Flávio Espiga iniciou uma corrida de 12 a 0 durante três minutos, liderada por Evan Roquemore. De 39 a 38, o time da casa chegou a liderar por 51 a 38, a dois minutos do fim. Porém, nos 60 segundos finais da parcial, a equipe paulista se recuperou, voltou a equilibrar a partida e cortou a diferença para seis pontos ao fim do quarto (53 a 47). Nos dez minutos finais, bastou para os minastenistas controlar o jogo e administrar o resultado positivo.
Cestinha do time na temporada, mais uma vez Roquemore foi um dos destaques do Minas. Dono de um grande terceiro quarto, o norte-americano, que faz sua primeira temporada no NBB CAIXA, deixou a quadra como cestinha do confronto, com 22 pontos anotados.
Apesar do destaque individual ofensivo de Roquemore, a responsabilidade pela vitória vai para todo elenco mineiro. Além do camisa 22, Audrei, com 13 pontos, Rush, com 12, e Teichmann, com mais um atuação incrível, somando em todos os quesitos, com nove pontos, oito rebotes e seis assistências, também brilharam pelos donos da casa.
Mesmo com a derrota, a equipe sorocabana buscou ao máximo e fez jogo disputado contra o Minas. O principal destaque do time paulista foi o experiente William Drudi, dono de dez pontos e 12 rebotes, seguido por Brite, com 12 pontos, quatro rebotes e duas assistências.
O belo trabalho defensivo do primeiro quarto foi fundamental para o Minas abrir vantagem na partida. Mesmo com um aproveitamento ofensivo próximo ao rival (45,2% MIN – 42,9% LSB), a equipe comandada por Flávio Espiga forçou sete desperdícios de posse do rival paulista e sofreu apenas nove pontos, fechando a parcial inicial com dez pontos de vantagem, 19 a 9.
O segundo quarto foi completamente diferente de seu predecessor. Mais seguro e calibrado ofensivamente, o grupo sorocabano colocou outro ritmo na partida. Com Dontrell Brite e Jackson bem inspirados, a LSB converteu 22 dos 34 pontos que tentou na parcial, se recuperando do dano sofrido no primeiro quarto. Resultado, tudo igual até o intervalo, 31 a 31.
“A gente já esperava um jogo duro, porque a gente sabe que eles não desistem nunca. O que a gente não esperava e não queria era abrir uma vantagem e perder essa vantagem. É normal oscilar, mas não oscilar tanto assim no jogo. Mas o importante é a vitória, porque vínhamos de resultados negativos e precisávamos da vitória”, comentou o ala Audrei, do Minas.
“Nesse nível do campeonato não dá pra ter esses erros de hoje. Não conseguimos fazer o planejado. Mas, brigamos até o final com possibilidade de vencer. Quando ganhamos as duas primeiras eu disse ao grupo pra não se iludir, porque poderiam vir derrotas. E elas vieram. Temos que continuar trabalhando, porque se ganharmos dois jogos, já vamos para dentro da zona de classificação. E o nosso objetivo continua sendo chegar aos playoffs”, disse o pivô William Drudi, da equipe paulista.
O Minas já volta a atuar neste domingo (07 de janeiro), às 11h00 (de Brasília), diante do líder Mogi das Cruzes/Helbor, em pleno ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, na cidade de Mogi das Cruzes (SP). Já a LSB/Uniso só volta à quadra na quinta-feira (11 de janeiro), às 20h00 (de Brasília), contra o CR Flamengo, na Arena Carioca 1, com transmissão ao vivo pelo Facebook.