O Minas Tênis Clube e a CVC, uma das maiores empresas brasileiras do setor de turismo, anunciam o primeiro reforço para a disputa da temporada 2020/2021. O pivô JP Batista, que jogava na França e que foi eleito o melhor jogador da fase de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB) 2018/2019, quando defendeu o Mogi, chega para compor a equipe do técnico Léo Costa. O jogador de 38 anos é um multicampeão internacional, com títulos da Liga da Lituânia (2008), da Francesa (2015) e do NBB (2016), além de ser bicampeão pan-americano (2007 e 2015) com a seleção Brasileira. Na temporada passada, o brasileiro representou o Le Mans Sarthe Basket, da primeira divisão francesa.
Natural de Olinda (PE), o pivô, de 2m06 de altura, iniciou a carreira nas ligas universitárias dos Estados Unidos. Entre as temporadas 2002 e 2004, ele passou pelas equipes do Western Nebraska, Barton Country e Gonzaga University. Em 2006, ele se transferiu para a Lituânia, onde representou o Lietuvos Rytas. Já na Letônia, JP defendeu o Barons Riga, em 2008. Na sequência, ele foi para a França e representou o Le Mans por seis temporadas seguidas, antes de ir para o Limoges, também na França.
Já no Brasil, JP Batista defendeu o CR Flamengo entre 2015 e 2018. Na temporada 2018/19 foi destaque do Mogi das Cruzes Basquete e levou o prêmio de jogador mais valioso da fase de classificação da principal competição do basquete brasileiro. Além de ter sido o MVP, JP levou, naquela temporada, os prêmios de Pivô do Ano, Líder em Rebotes e Líder em Eficiência. O jogador teve médias de 16,9 pontos, 8,7 rebotes, 2,2 assistências e 21,4 de eficiência nos 32 jogos disputados pela equipe paulista.
Na temporada passada, JP retornou para a França e teve mais uma passagem pelo Le Mans Sarthe Basket, obtendo médias de 6,95 pontos, 3,57 rebotes e 16,5 minutos em quadra por partida.
O jogador conta que já vinha negociando com o Minas há três temporadas e, agora, ele está feliz em poder representar o Minas. “Estou muito feliz em fazer parte dessa nova família. Já fazem 3 anos que venho tendo contato com o Clube, mas ainda não tinha dado certo. Desta vez, deu certo e estou muito feliz com isso. A cada temporada que passa o Minas vem crescendo com seus objetivos e eu estou muito motivado em fazer parte desse projeto”, comentou o novo camisa 13 do Minas Storm.
O Minas também já anunciou a renovação de contrato do armador Davi Rosseto, que permanece na equipe pela segunda temporada seguida, além do técnico Léo Costa.