Teve basquete, teve carinho, teve festa e teve muito intercâmbio. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) lançou com sucesso, entre 10 e 12 de outubro, o projeto Meu Mundo, Minhas Regras, do inglês Her World, Her Rules, em parceria com a Federação Internacional de Basketball (FIBA), para o fomento do basquete feminino com crianças em idade escolar. A primeira ação do projeto, que terá a duração inicial de três anos, aconteceu em Campo Grande (MT), com a presença da gerente de seleções Adriana Santos, do orientador pedagógico Dante De Rose, da auxiliar técnica das seleções de base, Bruna Rodrigues e da vice-presidente da CBB e diretora do naipe feminino, Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula. Erika de Souza, capitã da Seleção Feminina, é a madrinha do projeto.
“Foi muito legal em Campo Grande. O pessoal motivado, interessado, tanto na parte tática quanto técnica. Fomos muito bem recebidos pelo Eduardo, presidente da FBMS. Diferente de outros estados, você sente a carência das pessoas pelo basquete. Fizeram o Hall da Fama. O recurso que temos nesse momento é para fazer esses dois primeiros polos em Campo Grande e em Recife (PE), depois. Mas, as Federações têm tudo para seguir com o projeto também, abraçando escolas. É algo que gostaríamos de fazer em todos os estados”, disse Paula.
O Meu Mundo, Minhas Regras, teve ações como clínicas para professores e técnicos, além de toda a orientação pedagógica e também clínicas de basquete com as crianças em idade escolar, ainda não federadas. O evento contou com a participação técnica e de organização da Federação de Basketball do Mato Grosso do Sul (FBMS), presidida por Eduardo Batata. Foram três dias de muita informação, intercâmbio e com um fim maravilhoso no Dia das Crianças e também o Dia do Basquete, com direito a medalha de participação e também cachorro quente para os pequenos.
“Foram três dias de muito basquete, conhecimento, dedicação e o mais importante de diversão para as crianças. Nesses três dias, tivemos 180 crianças participando das atividades com a participação de 30 professores /técnicos da região. Eu estou muito feliz e grata com tudo que vivemos aqui em Mato Grosso do Sul, obrigada a todos envolvidos, que possamos expandir o Meu mundo, Minhas Regras para vários estados brasileiros”, disse Adriana Santos.
Durante o evento, a FBMS aproveitou para homenagear Magic Paula, Adriana Santos e Ruth De Souza (in memorian). O trio teve foi eternizado no Hall da Fama do basquete sul-mato-grossense.
Meu Mundo, Minhas Regras
A iniciativa internacional da FIBA tem o compromisso de desenvolver ainda mais a modalidade entre as mulheres entre 2019 e 2023. Ao todo, 54 federações nacionais inscreveram seus projetos para o HWHR e a CBB foi uma das 43 selecionadas para receber suporte para desenvolver a ação em solo brasileiro, em parceria com as federações estaduais.
O principal objetivo é aumentar de forma sustentável a participação das meninas no basquete, recrutando mais jogadoras em idade escolar através de várias atividades. A campanha visa aumentar a participação das meninas no basquete, aumentar a popularidade do basquete feminino local e nacionalmente, atrair a atenção da mídia e reconhecer e promover modelos femininos.
Além do Mato Grosso do Sul, neste primeiro ano a CBB terá também um polo de desenvolvimento do projeto em Recife, levando ao Nordeste do país o fomento ao basquete feminino em idade de iniciação. A ideia é ampliar a ação nos próximos anos para outras regiões e cidades do país.