Atual tricampeão, o Santo André/APABA/Caoa Chery abre a sua participação no Campeonato Paulista Feminino – 2019, nesta sexta-feira (27 de setembro), enfrentando o BAX Catanduva, às 20h (de Brasília), no ginásio Anuar Pachá, em Catanduva (SP). A equipe andreense iniciará a competição desfalcado, visto que não poderá contar com as armadoras Alana Gonçalo, servindo a Seleção Brasileira na Copa América, e Erika Leite, que está treinado com a Seleção Brasileira Militar.
Mesmo com essas ausências importantes, Arilza Coraça, técnica do Santo André/APABA/Caoa Chery, está confiante. “Mesmo sem contar com a Alana e com a Erika acredito em uma boa estreia, pois estamos com um grupo mesclado e de base jovem, com as jogadoras da nossa base completando o time adulto. Mas, está todo mundo motivado para vencer esta primeira partida, nos preparamos bem para trazer o resultado positivo para Santo André”, comentou.
“Encerramos a preparação com um jogo-treino contra a equipe sub-16 masculina do Santo André/APABA e nos apresentamos bem”, complementou Arilza.
As novidades do Santo André/APABA/Caoa Chery para esta competição são as pivôs Letícia Rodrigues (ex-Sampaio Basquete) e Raphaella Marciano, que está retornando ao clube, e a armadora Maíra Horford (ex-Sesi Araraquara).
Campeã da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), Letícia Rodrigues está muito bem adaptada ao novo clube. “Tenho estado muito ansiosa para essa partida, mas estou muito confiante, o time está me tratando muito bem e isso é ótimo. As coisas vêm fluindo e cada dia estamos mais entrosadas e se doando uma pela outra. O começo para toda equipe é sempre com altos e baixos, mas tenho plena certeza que estaremos juntas em tudo”, relatou.
O Campeonato Paulista Feminino – 2019 terá seis equipes na disputa; além das duas já citadas, estarão em quadra: Ituano FC (Itu), Pró-Esporte/Sorocaba, Sesi Araraquara e Vera Cruz Campinas. De acordo com o regulamento, na fase inicial, as equipes jogam entre si, em turno e returno; os dois primeiros colocados se classificam diretamente para as semifinais, enquanto as demais agremiações disputam as quartas-de-final.
Sub-15
O Basketball Santo André/APABA assumiu a liderança do Campeonato Estadual Sub-15 Feminino – 2019 ao derrotar a ADC Bradesco, por 62 a 59, na quarta-feira (25 de setembro), atuando em Santo André (SP), pelo returno da fase de classificação. Com este resultado, a equipe andreense contabiliza seis vitórias e apenas uma derrota.
E a vitória foi emocionante aconteceu graças ao arremesso certeiro de três pontos da armadora Marcella Prande, nos segundos finais. “As meninas estavam muito ansiosas e perdemos o ritmo, em virtude das poucas partidas que realizamos, mas o jogo foi igual ao que aconteceu em Osasco, no primeiro turno, ou seja, viramos o primeiro tempo com cerca de dez pontos na frente, usando as doze jogadoras. Depois, no segundo tempo, usamos aquelas que estavam melhores, mas as nossas jogadoras ficam ansiosas, cometem falhas defensivas e deixam o adversário encostar, alternando altos e baixos, devido, como já citei, pela falta de ritmo”, comentou a técnica Arilza Coraça.
“A Marcella Prande, que fez a cesta final, é uma atleta do nosso sub-14 e campeã com sul-americana da categoria com a Seleção Brasileira. Os nossos jogos contra o Bradesco, no sub-15, são sempre muito equilibrados”, complementou a treinadora andreense.
As principais pontuadoras do representante do Grande ABC foram Marcella Prande e Renata dos Santos, ambas com 09 pontos, Ana Paula Dias, Stephany Gonçalves e Giovanna Oliveira, com 08 pontos anotados cada uma.
O próximo compromisso do Basketball Santo André/APABA no Campeonato Estaual Sub-15 Feminino – 2019 será contra o Casa do Garoto/F. Comerciários/VSCARD/Unimed/Tupã Basquete, no dia 10 de outubro (quinta-feira), às 15h (de Brasília), novamente em Santo André (SP).