O Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2021 irá homenagear um dos grandes treinadores do Brasil. O melhor técnico do torneio que começa em fevereiro de 2021 irá ganhar o troféu Cláudio Mortari. A homenagem é um reconhecimento a carreira e aos feitos do paulista de 72 anos, treinador do São Paulo FC e com história de sobra no basquete brasileiro. Com passagens pelo SE Palmeiras, EC Sírio, Bradesco, SC Corinthians Paulista, ADC Pirelli, Telesp Clube, Clube de Campo de Rio Claro, Mogi das Cruzes, Mackenzie/Barueri, CR Flamengo, Automóvel Clube/Campos, Ulbra/São Bernardo e EC Pinheiros, Mortari também comandou a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Moscou 1980.
Pelo Palmeiras, Mortari ganhou o Brasileirão de 1977. Já com o Sírio, entrou para a história com o inédito título Mundial Interclubes de 1979, levou o Sul-americano em três oportunidades e o Brasileirão em outras três: 1978, 1979 e 1983. No Clube de Campo de Rio Claro, venceu o Brasileiro de 1995. Pelo EC Pinheiros, foi campeão da Liga das Américas de 2013. Também conquistou Cariocas e Paulistas pelo EC Pinheiros, CR Flamengo, Mackenzie/Barueri, Mogi das Cruzes, Clube de Campo de Rio Claro, SC Corinthians Paulista e EC Sírio. Nas Seleções de base, em 1979, foi vice-campeão mundial juvenil com o Brasil.
Mortari começou no Palmeiras. Passou pelas categorias de base como jogador, até chegar ao time adulto. Porém, teve uma carreira curta. Aos 25 anos, deixou de ser jogador para ser técnico. De 1969 a 1976, ele treinou as equipes de base do Alviverde e ganhou seis prêmios de melhor técnico. Ainda em 1976, assumiu a equipe adulta do Palmeiras e colocou Oscar Schmidt para jogar nos profissionais. Em 1977, saiu do Palmeiras para assumir o Sírio.
“Eu gostaria de agradecer a lembrança do meu nome entre os premiados do campeonato. Fico feliz de ter o trabalho reconhecido. E emocionado. A gente tem uma trajetória importante dentro do basquete brasileiro. E ser lembrado a essa altura da vida com uma homenagem, premia todo o meu trabalho anterior. É uma medalha que recebo a mais dentro da minha carreira. Estou muito feliz, emocionado, e espero fazer jus a ela”, disse Cláudio Mortari.
Fonte: CBB