Ex-jogadora vai auxiliar no desenvolvimento técnico e administrativo da entidade
Atleta da Liga de Basquete Feminino (LBF) por dez temporadas e presidente da Comissão de Atletas da entidade nos últimos cinco anos, Mariana Camargo é a mais nova colaboradora da Liga de Basquete Feminino. A ala/armadora, que anunciou sua aposentadoria das quadras ao final de 2023, chega para auxiliar no desenvolvimento técnico e administrativo da entidade.
“Fico muito feliz com esta oportunidade, que é um grande desafio para mim. Tenho certeza que posso contribuir com todos estes anos em que fiz parte da Comissão de Atletas, participando de perto das reuniões deliberativas e tendo contato direto com a direção da Liga, além da minha experiência na supervisão do Unisociesc/BF Blumenau nestes últimos dois anos de carreira. Me sinto preparada e motivada para ajudar na construção de uma liga cada vez melhor”, diz Camargo.
“Recebemos com muita alegria a Mariana em nosso time de profissionais que fazem a LBF. Sua experiência em quadra, liderança à frente da Comissão de Atletas, seu olhar crítico e conhecimento profundo do dia a dia da modalidade fazem dela a pessoa com a visão ideal para seguirmos buscando excelência na execução do principal campeonato de basquete feminino do Brasil”, comemora o presidente da LBF, Valter Ferreira, que completa:
“A chegada de Mariana Camargo ao nosso grupo executivo é mais um passo que damos na construção de uma liga profissional, humana, atenta aos anseios de nossos clubes filiados, parceiros e público, somando às ações que seguimos implementando desde o início da gestão, ainda sob o comando de Ricardo Molina, como as certificações junto ao Ministério do Esporte, as Comissões de Atletas e de Treinadores e, mais recentemente, a Comissão de Ética da LBF”, finaliza o dirigente.
Natural de Blumenau (SC), Mariana atuou pelo clube local por boa parte da carreira, participando de todas as edições da LBF disputadas pela equipe catarinense, nas temporadas 2011/2012 e de 2016 a 2023. Com 1.263 pontos em 155 partidas, é a 30ª maior cestinha da história do campeonato. Nos últimos dois anos, paralela à atuação em quadra, também trabalhou como supervisora do Unisociesc/BF Blumenau.
Durante a carreira, também jogou no basquete universitário norte-americano, pela Oral Roberts University, de Oklahoma, e em clubes como ADCF/Unimed Americana-SP, Sport Recife-PE, Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva-SP, Maranhão Basquete-MA e Presidente Venceslau-SP. Desde 2018, presidia a Comissão de Atletas da LBF, órgão que participa, com direito a voto, das assembleias gerais e eleitorais da LBF, como previsto no Estatuto Social da entidade.