O brasileiro se tornou o primeiro jogador, desde Joan Creus e Andre Turner, a chegar pelo menos aos 20 pontos de valoração com 40 anos ou mais
O brasileiro Marcelinho Huertas se tornou, no domingo (12 de novembro), o primeiro jogador, desde Joan Creus e Andre Turner, a chegar pelo menos aos 20 pontos de valoração na Liga ACB, com 40 anos ou mais. A marca aconteceu na derrota do Lenovo Tenerife para o FC Barcelona (94 a 83), no Palau Blaugrana, em Barcelona (ESP), válida pela nona rodada da fase inicial.
O atleta do time de San Cristóbal de La Laguna esteve em quadra por 24min32, anotando 13 pontos, apanhando três rebotes e dando oito assistências, o que resultou em 21 de valoração.
O armador do Lenovo Tenerife atingiu uma marca que foi alcançada apenas por outros quatro jogadores na história da Liga ACB: o primeiro foi Joan Creus, principal expoente da longevidade na elite. O então armador do TDK Manresa chegou a marcar vinte em até vinte ocasiões, entre 1997 e 1999. Pouco depois, em abril de 2004, Andre Turner seguiu seus passos com três jogos quase consecutivos de 20, 28 e 38 de valoração, que é atual melhor marca nesse item.
Já em 2010, Larry Lewis deu um dos últimos passos de sua carreira profissional com uma atuação com valoração 23 contra o DKV Joventut. E, mais recentemente, Pau Gasol ultrapassou a marca nos três jogos no último playoff da Liga ACB.