Durante toda a semana do evento, atletas dos 32 times participarão de atividades
A NBA (National Basketball Association) anunciou nesta quarta-feira (24 de julho), a relação de atletas dos 32 times participantes (https://jrnbagc.nba.com/) da segunda edição do Campeonato Mundial jr. nba, competição de basquete juvenil que vai reunir equipes com atletas de 13 e 14 anos de todo o mundo, assim como a lista de talentos que vão apoiar o evento. Ao todo, mais de 350 jovens atletas e técnicos de 40 países disputarão o campeonato entre os dias 06 e 11 de agosto no ESPN Wide World of Sports Complex at Walt Disney World Resort, próximo a Orlando (Flórida) e será transmitido localmente pela Fox Sports EUA e suas afiliadas.
Dwyane Wade, três vezes campeão da NBA e Embaixador do Campeonato Mundial jr. nba, Mike Conley, recém-contratado pelo Utah Jazz e vencedor do prêmio ‘Esportista do Ano da NBA 2019’, Breanna Stewart, campeão e ‘MVP’ da WNBA 2018, Swin Cash, vice-presidente de Operações de Basquete do New Orleans Pelicans e WNBA All-Star, e Rick Carlisle, técnico do Dallas Mavericks, vão estar presentes assistindo à competição, interagindo com os jovens atletas e participando de ações para desenvolvimento de lideranças.
A Fox Sports vai transmitir 16 partidas durante a semana, totalizando 24 horas de programação entre Fox, FS1 e FS2, incluindo as finais masculina e feminina do dia 11 às 16h e 17h30 (horários de Brasília), respectivamente. Todos os jogos serão exibidos ao vivo simultaneamente pelo FOXSports.com assim como pelo aplicativo Fox Sports (EUA). Vince Carter, oito vezes eleito para o NBA All-Star, será um dos comentaristas da TV.
Com apoio dos parceiros de longa data da NBA, FIBA e USA Basketball, o campeonato vai reunir os 32 melhores times masculinos e femininos (16 americanos e 16 internacionais) que se classificaram a partir de competições regionais ao longo do ano das quais participarão mais de 15 mil jovens de 75 países. As 16 equipes internacionais (oito masculinos e oito femininos) representam África, Ásia Pacífico, Canadá, China, Europa e Meio Leste, Índia, América Latina e México. Os 16 times americanos venceram torneios regionais para chegar a Orlando.
Divisão Masculina EUA
Central (Drive5 Power Elite; Overland Park, Kan)
Meio Atlântico (Quality Warriors; Upper Marlboro, Md.)
Meio-Oeste (The Family; Detroit, Mich.)
Nordeste (K/S Elite All Stars; New York, N.Y.)
Noroeste (Dynasty Red; Portland, Ore.)
Sul (Drive Nation; Dallas, Texas)
Sudeste (TSF Mack; Atlanta, Ga.)
Oeste (City Ballers; Los Angeles, Calif.)
Divisão Feminina EUA
Central (Missouri Phenom; Kansas City, Mo.)
Meio Atlântico (Maryland Belles; Odenton, Md.)
Meio-Oeste (All Ohio Red; Cincinnati, Ohio)
Nordeste (Empire State Basketball Club; Westchester, N.Y.)
Noroeste (Evolution Greyhounds; Seattle, Wash.)
Sul (Cy Fair Elite; Austin, Texas)
Sudeste (FBC United The Family; Metro Atlanta, Ga.)
Oeste (San Diego Waves; San Diego, Calif.)
Entre os atletas da atualidade e ex-jogadores de NBA e WNBA que estudaram em times americanos que vão participar do campeonato estão Ariel Atkins (South / feminino), Candice Wiggins (Oeste / feminino), Chiney Ogwumike (Sul / feminino), Draymond Green (Meio-Oeste / masculino), Jerami Grant (Meio Atlântico / masculino), Jerian Grant (Meio Atlântico / masculino), Josh Hart (Meio Atlântico / masculino), Kelsey Mitchell (Meio-Oeste / masculino), Kelsey Plum (Oeste / feminino), Nneka Ogwumike (Sul / feminino) e Miles Bridges (Meio-Oeste / masculino). Muito outros participaram de programas nos EUA, como Bol Bol (Central / masculino), Danny Green (Nordeste / masculino), Jermaine O’Neal (Sul / masculino), Kevin Durant (Meio Atlântico / masculino), Kyrie Irving (Nordeste / masculino), Rod Strickland (Nordeste / masculino), Shelvin Mack (Sudeste / masculino) e Victor Oladipo (Meio Atlântico / masculino).
O Campeonato Mundial jr. nba terá duas chaves: uma apenas com equipes dos EUA e outra com as seleções estrangeiras – haverá uma fase de grupos e, depois, aqueles que avançarem com melhores campanhas, vão se enfrentar em sistema de eliminação simples – seguindo as diretrizes da NBA e da USA Basketball (https://youthguidelines.nba.com/). Os vencedores das chaves (EUA e Mundo, masculina e feminina) se encaram pelo título em 11 de agosto. No dia 8, as equipes farão uma pausa na disputa para participar de uma ação comunitária do programa NBA Cares durante o dia e de torneios de habilidades à tarde, que contará com um torneio de três pontos e uma competição de enterradas.
Durante toda a semana do evento, atletas dos 32 times participarão de atividades para reforçar os valores da plataforma jr. nba e oferecer aos atletas a oportunidade de desenvolvimento e experiências fora de quadra. Na edição inaugural (https://pr.nba.com/jr-nba-world-championship-winners/), o Central (Kansas City, Mo.) venceu a Europa por 68 a 38 na final feminina, enquanto o Central (Overland Park, Kan.) derrotou África e Meio Leste por 60 a 50 na decisão masculina. Dezesseis jogadores que participaram da primeira edição estarão em quadra novamente no Campeonato Mundial jr. nba em 2019.