Projeto social liderado por Marcelinho Machado, ex-capitão da Seleção Brasileira, promove primeira clínica do programa ‘Giro M4’

Cerca de 180 jovens e crianças do ‘M4 nas Escolas’ se reuniram no núcleo do projeto da EM Presidente Eurico Dutra, na Penha, no Rio de Janeiro (RJ), para a primeira clínica do programa ‘Giro M4’ de 2023. Alunos da unidade da Penha receberam meninos e meninas dos polos do Andaraí e da Taquara para uma programação especial que contou com a presença do ídolo Marcelinho Machado, ex-capitão da Seleção Brasileira de basquete e idealizador do projeto, com diversas atividades em quadra, vários desafios organizados pelos professores e interação com a equipe psicossocial. Ao final do evento, os atletas receberam a primeira medalha da temporada.

“É sempre muito bom poder reunir essa garotada, ver a alegria nos olhos deles, ver o quanto estão evoluindo e comprometidos com os valores do projeto. Em eventos como esse, há uma troca muito bacana entre os professores e os alunos, entre todos da equipe do projeto. Teremos cinco etapas do ‘Giro M4’ esse ano, vamos visitar os núcleos e oferecer novas experiências para eles. Estou muito feliz em ver como o ‘M4’ está crescendo, que estamos mudando vidas, que estamos trazendo oportunidades, formando pessoas melhores”, afirmou Marcelinho.

Com a bola nas mãos, os atletas das três categorias do ‘M4 nas Escolas’ (sub-11, sub-13 e sub-15) foram desafiados a trabalhar fundamentos, em especial o controle de bola e o drible, sempre com o aumento gradativo do nível de dificuldade. Paralelo às atividades em quadra, jogos e brincadeiras que exigiram coordenação e raciocínio rápido. Além disso, todas as turmas passaram ainda pela dinâmica com as assistentes sociais. As próximas clínicas do ‘Giro M4’ serão nos núcleos do Andaraí (fim de maio) e Taquara (fim de junho). As duas últimas clínicas serão em agosto e outubro, ainda sem locais definidos.

O ‘M4 Nas Escolas’ promove aulas regulares quatro vezes por semana (de 2ª a 5ª) no contraturno escolar e conta com uma equipe de professores, coordenadores e de acompanhamento pedagógico. Todas as quadras passaram por reformas e pinturas antes do início das aulas e os instrutores foram capacitados com a metodologia desenvolvida pela equipe técnica do projeto.

 

Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto

 

O ‘M4 Nas Escolas’ tem apoio do BV, marca de varejo do Banco Votorantim, da Estácio, da IGC Partners e da Secretaria Municipal de Educação. Para mais detalhes sobre as iniciativas do M4 Nas Escolas, acesse o site www.m4nasescolas.com.br.