Competição será jogada de 12 a 18 de junho, em local a ser definido

Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Sub-16 Feminina está convocada para período de treinos visando a FIBA U16 AmeriCup 2023, que ocorre entre os dias 12 e 18 de junho, ainda em local a definir pela Federação Internacional de Basketball (FIBA). O Brasil se apresenta no dia 27 de maio e treina até 09 de junho, em Barueri (SP), com 18 atletas selecionadas pela técnica Luciana Thomazini.

Dessas, 12 viajam para a competição que distribui quatro vagas para Copa do Mundo sub-17 em 2024. “Agradeço a oportunidade e confiança da CBB pela convocação. Sabemos que Copa América é uma competição com um nível elevado em relação ao Sul-americano. O nosso basquete vem se esforçando para voltar as competições internacionais correndo atrás dos déficits. Temos boas jogadoras e muitos que apoiam e lutam pelo basquete feminino. Teremos pouco tempo de treino e muitos ajustes para esta geração. Uma competição difícil. Mas vamos buscar fazer o nosso melhor e nos unirmos para buscar a vaga para o mundial. Apesar de estarmos em evolução e com nossas deficiências, só saberemos o caminho para crescer estando nas principais competições, jogando com as melhores equipes”, explica Luciana.

O Brasil conquistou a vaga para a FIBA U16 AmeriCup 2023 após a campanha no Sul-americano Sub-15, quando foi medalha de bronze na competição. A disputa marca mais uma chance de intercâmbio para uma geração que não está perdendo nenhuma das oportunidades de desenvolvimento desde 2017, quando a CBB retornou fortemente a todas as competições internacionais de base.

Nas próximas semanas, a FIBA irá divulgar todas as informações da competição, como local de disputa e as seleções que confirmaram a participação, além do formato de disputa e o sorteio dos grupos.

Convocação

Armadoras: Nicolly Eloizi Sanches da Silva (APABI-SP), Micaela Duarte Cavalcanti (Bradesco-SP) e Antônia Cavalcanti de Sá Barreto – ADB Recife-PE

Alas/armadoras: Lauryn Cristina Rodrigues Turibio (Centro Olímpico-SP), Raissa Lucas Zanolla (Bradesco-SP), Isadora Mileo Boamorte (Thalia-PR) e Ana Beatriz de Oliveira Vitoriano (Indians Tupã-SP)

Alas: Sara Martins de Souza (Indians Tupã-SP) e Ana Júlia Krause (Thalia-PR)

Alas/pivôs: Alexandra Lawisch Eggers (Mampituba-SC), Gabriela Hartwig de Souza Barbio (BAX Catanduva-SP), Sther Ubaka (Bradesco-SP), Sofia Borges Moschen (Bradesco-SP) e Letícia Vitória Elias da Silva (Nosso Clube-PE)

Pivôs: Sara Araújo Dagba (AADB-PE), Rebeca Elizabeth (Bradesco-SP), Giovana Victoria de Freitas Oliveira (APABI-SP), Maria Luiza Ferreira da Silva (BAX Catanduva-SP)

Comissão Técnica: Roseli Gustavo (diretora), Monica Atílio (líder operacional), Luciana Thomazini de Araújo (técnica), Cláudio Henrique Lisboa e Alessandra Minati (assistentes técnicos), Pedro José Falci Alves (preparador físico), Andressa Rafaeli Viecelli (fisioterapeuta) e Rosário Moraes Casalenuovo (médica)