26 equipes estiveram presentes no encontro inicial

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O primeiro passo para o retorno da Liga Ouro foi dado na terça-feira (12 de novembro), em São Paulo (SP), com 26 equipes participando da primeira reunião promovida pela Liga Nacional de Basquete (LNB), para apresentação da Divisão de Acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB Caixa).

O projeto da competição, que tem como principal atrativo uma vaga no NBB, foi apresentado aos representantes dos times. Os departamentos da LNB (Técnico, Marketing e Comunicação) expuseram seus trabalhos aos presentes e debateram alguns itens importantes da Liga Ouro. Além disso, a reunião contou com a presença de Emerson Appel, representante do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que falou sobre o trabalho da entidade e como os times participantes se beneficiarão dos recursos do CBC, inclusive com passagens aéreas para todos os jogos da fase de classificação.

Foto: LNB

“Ficamos muito contentes com essa primeira reunião para a retomada da Liga Ouro. A presença de 26 times superou nossas expectativas, o que nos deixa muito animados para o que está por vir. Além de agradecer a presença de todos, temos que agradecer pela presença do Emerson Appel, que representou nosso parceiro CBC. Tenho certeza que, assim como no NBB, a ampliação dessa parceria renderá muitos frutos ao basquete nacional”, declarou Rodrigo Franco Montoro, presidente da LNB.

Agora, todos os interessados terão um período para entregar a ficha de inscrição e posteriormente toda a documentação exigida pela LNB. São comprovações financeiras e estruturais, que também são exigidas no NBB, que darão aos clubes o direito de ingressar na competição.

A Liga Ouro, que foi disputada entre 2014 e 2019, deve começar em março de 2025 e terminar entre o final de maio e o início de junho.

Veja os times que participaram da reunião: Instituto Técnico Desportivo Atitude (Rio de Janeiro), Tijuca Tênis Clube (Rio de Janeiro), Fluminense FC (Rio de Janeiro), EC Vitória (Bahia), ASA/Aracity Club (Alagoas), Cruzeiro Basquete (Minas Gerais), Liga Desportiva de Ponta Grossa (Paraná), Londrina (Paraná), ADR Maringá (Paraná), Liga Sorocabana de Basquete (São Paulo), Instituto de Rosis/Basquete Santos (São Paulo), Brusque (Santa Catarina), Esporte Clube Bahia (Bahia), Cetaf (Vila Velha-ES), Instituto Brazolin (São Bernardo-SP), Basket Osasco (São Paulo), Contagem Towers (Minas Gerais), Associação de Basquete de Anápolis (Goiás), Associação Jaraguaense (Santa Catarina), Sociedade Esportiva Viper (Luziânia-GO), Basquete Tatuí (São Paulo), Instituto Anderson Varejão (São Paulo), Clube Campineiro de Regatas e Natação (São Paulo), Defensores BC (Goiás) e AABB Limeira (São Paulo)

A Liga Ouro é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).