Debate com clubes, treinadores e atletas definiu pela continuação da temporada 2019/2020
Em reunião realizada via videoconferência, na quinta-feira (26 de março), clubes, atletas e treinadores decidiram pela continuação da temporada 2019/2020 do Novo Basquete Brasil (NBB). Considerando diariamente as evoluções da pandemia do COVID-19 no país para tomar qualquer decisão, a Liga Nacional de Basquete (LNB) ainda estuda todas as possibilidades para o retorno da competição. No entanto, ficou determinado, de forma unânime, que a partir de hoje, a temporada irá seguir partindo automaticamente para a fase de playoffs.
A tabela de classificação final ficou definida pela ordem dos times através do aproveitamento de vitórias até o último jogo realizado na temporada regular (dia 15 de março):
1º CR Flamengo (87,5% de aproveitamento), 2º Sesi Franca Basquete (80%), 3º São Paulo FC (76,9%), 4º Minas Tênis Clube (65,45%), 5º Mogi das Cruzes Basquete (61,5%), 6º EC Pinheiros (55,6%), 7º SC Corinthians Paulista (50%), 8º Botafogo FR (50%), 9º Renata/Rio Claro (50%), 10º Unifacisa (48,1%), 11º Paulistano/Corpore (44%) e 12º Sendi Bauru Basket (42,3%).
Os quatro primeiros colocados (CR Flamengo, Sesi Franca Basquete, São Paulo FC e Minas Tênis Clube) já estão automaticamente classificados para as quartas de final e esperam os vencedores dos seguintes confrontos das oitavas: Mogi das Cruzes Basquete x Sendi Bauru Basket; EC Pinheiros x Paulistano/Corpore; SC Corinthians Paulista x Unifacisa; e Botafogo FR x Renata/Rio Claro Basquete.
A videoconferência contou com a participação de todos os 16 clubes do NBB e também do presidente da Associação dos Atletas Profissionais de Basquete (AAPB), Guilherme Teichmann, e do vice Bruno Fiorotto, além do experiente armador do Universo/Brasília, Nezinho. Léo Figueiró, do Botafogo, e Bruno Savignani, do Corinthians, também participaram representando os treinadores.
Durante a reunião, o diretor do departamento técnico operacional da Liga, Paulo Bassul, chegou a apresentar aos clubes diversas possibilidades para a continuidade do NBB. No entanto, os clubes optaram por aguardar mais alguns dias para começar a debater o novo calendário, em função do quadro atual que se encontra o País.
“O mais importante desta reunião foi ver que o desejo de todos é de ir até o fim da competição e cumprir com os compromissos estabelecidos com os parceiros e patrocinadores. Todos os clubes, atletas e técnicos estão cientes do momento que o mundo está passando e estão dispostos a fazer o que for necessário para que consigamos chegar ao fim desta temporada do NBB da melhor maneira”, afirmou o presidente interino da LNB, Nilo Guimarães.