Os dois times venceram atuando fora de casa
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a ‘Divisão de Acesso’, teve sequência neste sábado (19 de agosto), com a realização de dois jogos, válidos pela fase inicial, que foram favoráveis aos times visitantes: Liga Sorocabana de Basquete e Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis garantiram o segundo resultado positivo.
A Liga Sorocabana de Basquete derrotou o Basquete Diadema, por 83 a 39 (40 a 21), mesmo atuando no ginásio Municipal Ayrton Senna, em Diadema (SP). A equipe sorocabana comandou as ações em todos os períodos, garantindo o resultado positivo sem sobressaltos – 19 a 13 (primeiro quarto), 21 a 88 (segundo quarto), 20 a 04 (terceiro quarto) e 23 a 14 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Elivelton Soares (13 pontos e 03 rebotes) e Caio Sampaio (08 pontos, 07 rebotes e 03 assistências), pelo Basquete Diadema; Gabriel Soldi (19 pontos, 07 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas) e Erick Jardim (15 pontos e 03 assistências), em favor da Liga Sorocabana de Basquete.
“O nosso ritmo foi bom, pois vínhamos fazendo isso nos treinamentos há algumas semanas e conseguimos colocar em prática tudo o que vinha sendo trabalhado. Além disso, jogamos com a intensidade que queríamos. Isso nos conduziu ao bom resultado positivo”, analisou o lateral Gabriel Soldi, da Liga Sorocabana de Basquete.
“Muito feliz com a minha estreia e também com a equipe, que teve um bom desempenho. Acredito que vamos melhorar mais, pois estamos trabalhando com muita dedicação”, complementou o ala/pivô Rafael Bibiano, também do representante de Sorocaba.
A Liga Sorocabana de Basquete obteve duas vitórias até aqui, seguindo entre os líderes do campeonato. Já o Basquete Diadema ainda não venceu na competição.
O Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis passou pelo América/Unirp/SMEL Rio Preto, mesmo jogando no ginásio Municipal Alberto Cecconi, em São José do Rio Preto (SP), por 77 a 71 (47 a 41 no primeiro tempo). O time santista esteve em vantagem nos três quartos iniciais, com diferenças não tão extensas que deram a chance de desgarrar. No último a equipe rio-pretense ficou ligeiramente na frente, mas sem alterar o panorama do jogo – 23 a 20 (primeiro quarto), 24 a 21 (segundo quarto),15 a 14 (terceiro quarto) e 14 a 15 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Ygor Viana (17 pontos, 09 rebotes e 04 assistências) e Jonathan Maciel (16 pontos e 05 assistências), pelo América/Unirp/SMEL Rio Preto; Guga Ceccato (23 pontos, 03 rebotes e 07 assistências) e Olintho “Dida” Silva (20 pontos e 11 rebotes – double-double), em favor do Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis.
“Viagem muito longa, num jogo muito difícil, pois o adversário possui um elenco bem experiente. Nosso grupo estava reduzido, perdemos um atleta contundido, e conseguimos rodar com sete jogadores efetivos. Mas, o importante foi vencer e sabíamos que a partida seria deicida no final. E, montamos uma estratégia justamente para isso, ou seja, para levar o jogo e dar o bote no final, e conseguimos”, analisou o técnico Daniel Leque, do representante santista.
O Basquete Santos/Fupes/Bluemed/Instituto de Rosis possui três vitórias, enquanto o América/Unirp/SMEL Rio Preto contabiliza duas derrotas.
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a ‘Divisão de Acesso’, prossegue neste domingo (20 de julho), às 16h (de Brasília), no ginásio Manoel Soares, em Tatuí (SP), com a partida isolada entre Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Basquete Pinda.