O técnico Rinaldo Rodrigues tem frisado constantemente que o objetivo inicial da Liga Sorocabana de Baquete no Campeonato Paulista – 2018 é fazer bons jogos e, partir daí, lutar por coisas maiores. E, na estreia diante do tradicional Mogi das Cruze/Helbor a equipe Sorocaba cumpriu o seu objetivo e foi mais além: derrotou com autoridade o representante do Alto Tietê, por 81 a 76 (50 a 30 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal Doutor Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP).

E, no melhor estilo ‘Rinaldo Rodrigues’, com agressividade defensiva e um ataque bem elaborado, contando com performances positivas de todo o time, em especial dos norte-americanos Dontrell Brite e Evan Zabriski, do experiente pivô William Drudi e do estreante lateral Dimitri Sousa, a LSB foi senhora absoluta das ações nos dois quartos iniciais, que terminou com uma vantagem de 20 pontos em favor do time da casa – 25 a 14 (primeiro quarto) e 25 a 16 (segundo quarto).

Na volta do intervalo, calcado no bom desempenho do armador Arthur Pecos, a equipe mogiana, dirigida pelo técnico Jorge Guerra, cresceu de produção e conseguiu uma boa margem de pontos para deixar a partida equilibrada, trazendo muita emoção para o confronto (09 a 23).

 

O norte-americano Dontrell Brite jogou demais / Foto: Marina Gouvêa/LSB

 

No quarto final, entretanto, o equilíbrio voltou a prevalecer; com esse panorama, à Liga Sorocabana de Basquete, jogando com muita garra, determinação e, embalado pelo som que veio das arquibancadas – o tradicional: “Vamos Sorocaba” –, conseguiu manter-se no comando do placar para estrear positivamente na competição (22 a 23).

Os principais nomes do time da casa foram Dontrell Brite (28 pontos, 04 rebotes, 05 assistências e 04 bolas recuperadas), Evan Zabriski (18 pontos, 05 rebotes, 02 assistências e 02bolas recuperadas), William Drudi (13 pontos, 11 rebotes, 04 assistências e 01 bola recuperada – double-double) e Dimitri Sousa (12 pontos e 03 rebotes). Pela equipe mogiana, Arthur Pecos foi o maior pontuador, com 21 pontos e mais 06 rebotes, 05 assistências e uma bola recuperada.

“Como já disse, estamos de bem com a vida, isso tem refletindo positivamente nos treinos e foi a tônica em nossa estreia. Conseguimos uma vitória sobre um gigante diante do Mogi, que é um time tradicional e dono de um elenco recheado de estrelas, jogando com muita intensidade defensiva e ligados durante os 40 minutos. Seguimos com os pés no chão e vamos manter a nossa filosofia, que é, inicialmente, fazer bons jogos e depois lutar bravamente por coisas maiores”, analisou Rodrigues.

“Esta foi uma vitória maiúscula, que mostrou a força do nosso coletivo; o maior exemplo disso é que os 12 jogadores da nossa equipe entraram em quadra e contribuíram para o resultado. O jogo foi parelho e decidido nos detalhes e, com destaque especial a nosso defesa, que reduziu poderio ofensivo do Mogi a 30 pontos no primeiro tempo. Pessoalmente, foi uma ótima estreia, especialmente, por vir de mais de um ano sem jogar partidas oficiais, depois que me formei na universidade”, acrescentou Dimitri Sousa, que fez seu primeiro jogo no estadual paulista.

“Uma vitória importante, contra um grande do estadual, que precisa ser comemorada, porém, não podemos entrar em euforia, temos que manter os pés no chão e seguir trabalhando forte e com muita seriedade, como fizemos até aqui”, complementou o pivô William Drudi.

O segundo compromisso da Liga Sorocabana de Basquete no estadual será contra o Basquete Osasco, na quinta-feira (02 de agosto), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP).

Dimitri Sousa estreou no Paulista com autoridade / Foto: Marina Gouvêa/LSB
Dimitri Sousa estreou no Paulista com autoridade / Foto: Marina Gouvêa/LSB