O ala/armador Leandrinho Barbosa, do Minas Tênis Clube, é o cestinha maior do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2019/2020. Até aqui, o experiente atleta registrou média de 20.6 pontos por jogo, ajudando a equipe mineira a figurar na quinta colocação na classificação geral, com 14 vitórias e 08 derrotas, brigando diretamente pelas primeiras colocações.

Além disso, Barbosa tem 4.2 rebotes e 4.4 assistências de média por partida, fato este que o ajuda a apresentar a média de 20.1 na eficiência (que soma os itens da estatística), ocupando o quarto lugar. Já nos arremessos, Leandrinho tem apresentado uma média muito boa: 52,9% nos dois pontos, 39.7% nos três pontos e 80.2% nos lances livres.

 

Foto: FIBA
Foto: FIBA

 

Aos 37 anos (28 de novembro de 1982), Leandro Mateus Barbosa, que é natural de São Paulo (SP), tem uma carreira vitoriosa e com muitos objetivos alcançados e várias barreiras ultrapassadas. Além de brilhar no basquete nacional – SE Palmeiras, Bauru Basquete, EC Pinheiros, CR Flamengo e Sesi Franca Basquete –, o atleta é um dos grandes nomes brasileiros na NBA (liga profissional norte-americana) – Phoenix Suns (em três oportunidades), Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics, Washington Wizards e Golden State Warriors.

Na competição norte-americana, por exemplo, ‘The Blur’ foi eleito o melhor sexto jogador, na temporada 2016/2017 (Phoenix Suns), além de ter conquistado o título na temporada 2014/2015 (Golden State Warriors).

Na Seleção Brasileira, Barbosa tem sido peça importante no processo de renovação que vem sendo implementado pelo técnico Aleksandar Petrovic, que tem usado bem a experiência de alguns jogadores, como Leandrinho, para ajudar no lançamento de novos nomes, mirando o futuro do basquete brasileiro.

Foto: Divulgação/LNB
Foto: Divulgação/LNB