A grande estrela da noite foi a pivô Gabi Guimarães

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Liga de Basquete Feminino (LBF) premiou os Melhores da Temporada 2024 na quinta-feira (25 de julho), em São Paulo (SP). A grande estrela da noite foi Gabi Guimarães. A pivô do Ituano Basquete dominou a cerimônia ao conquistar os prêmios de Melhor Jogadora da Temporada (MVP), Quinteto Ideal, Cestinha (com 20.4 pontos por jogo de média) e Líder em Rebotes (com 10.4 por jogo).

Gabi Guimarães / Foto: João Pires

Outra atleta do Galo também levou múltiplos troféus. A capitã Joice Rodrigues foi a Líder em Assistências, com média de 8.0 por partida, e foi eleita a Melhor Defensora pelos onze treinadores da temporada. Ela ainda foi homenageada pela LBF por ter ultrapassado a marca de mil assistências na história da Liga.

Além de Gabi, o Quinteto Ideal, escolhido pelos técnicos, teve Carina “Cacá” e Vanessa “Sassa” Gonçalves, do Sampaio Basquete, Manu de Oliveira, do campeão, Sesi Araraquara, e Tassia Carcavalli, da AD Santo André.

Os treinadores também elegeram Micaela, do SC Corinthians Paulista, como a Revelação da Temporada, e Lays da Silva, do Sampaio Basquete, como a Sexta Jogadora. Os gestores dos clubes elegeram Locão James, da Sodiê Mesquita, como a Melhor Mascote. A cerimônia também premiou Marcella Prande, da AD Santo André, eleita Craque da Galera em votação pública online.

Bicampeão com o Sesi Araraquara, João Camargo foi eleito o Melhor Treinador. A ala/pivô andreense Evelyn Larissa recebeu o prêmio de Jogadora Que Mais Evoluiu.

Érika de Souza / Foto: João Pires

O Melhor Trio de Arbitragem foi composto por Alan Tiago dos Santos (Categoria Internacional-SC), Ana Carolina Galvão (Categoria Nacional-SC) e Fernando Aparecido Leite (Categoria Internacional-SP), que apitaram o Jogo 5 das Finais.

A festa também teve emoção com duas homenagens. Primeiro, a Francisco Ferreira Filho, o Chico, árbitro presente em todas as edições da LBF e que anunciou sua aposentadoria. Outra que deixou as quadras foi a lendária pivô Érika de Souza. A jogadora do Sesi Araraquara levantou seu quarto título da Liga de Basquete Feminino em seu último ato nos mais de 25 anos de uma carreira marcada por múltiplas conquistas, e foi ovacionada pelos presentes.