São mais de 80 cursos de nível superior disponíveis

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Visando o desenvolvimento de clubes, atletas, profissionais das comissões técnicas, árbitros e demais atores que permeiam a sua competição, a Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) anuncia o convênio com o Programa Atleta Graduado. A parceria inédita irá oportunizar o desenvolvimento educacional por meio de um programa de cursos (graduação, pós e cursos livres) e bolsas de desconto, em um sistema de estudo que permite conciliar aprendizagem e carreira esportiva.

As bolsas serão oferecidas em Instituições de Ensino com nota máxima no MEC. São mais de 80 cursos de nível superior disponíveis, com bolsas que chegam a até 80% de redução no valor da mensalidade para todo o curso. Também serão ofertados cursos com conteúdos técnicos do esporte, idiomas, de desenvolvimento de soft skills e com foco na empregabilidade.

Imagem: Divulgação/LBF

“Sabemos que a carreira no basquete tem um período determinado e é bastante oportuno que atletas e demais profissionais sigam buscando qualificação profissional. O Programa Atleta Graduado vem para atender essa preocupação e proporcionar a eles novos horizontes acadêmicos e profissionais, que inclusive podem se complementar com a carreira no basquete”, explica o presidente da LBF, Valter Ferreira.

Uma pesquisa realizada pelo programa com 52 atletas da LBF revelou que somente 15% possui ensino superior completo; 77% delas não estuda no momento, mas 90,4% gostaria de continuar os estudos.

Segundo o fundador do Programa Atleta Graduado, Sérgio Avelino Maraca, professor e atleta master de basquete, ao escolher um curso superior para seguir junto com as rotinas de treinos e competições, profissionais e esportistas estão investindo na sua segurança pós-carreira, que nem sempre é tratada com a relevância que merece enquanto a pessoa é jovem ou está na ativa. Maraca argumenta que é um caminho tratado de forma diferente no mercado americano, por exemplo, cuja formação atlética vai acontecendo junto com a acadêmica.

“As atletas de basquete, tal como em todas as outras modalidades, dedicam à vida toda a praticar e aprimorar os fundamentos e habilidades que as tornam atletas de alto rendimento. Só que, em muitos casos, a atleta abre mão dos estudos, principalmente do Ensino Superior. E o que essas pessoas vão fazer? Como se manter economicamente ativa para si mesma e para a família? A falta de atenção para esta questão acaba levando a bicos e dificuldades que poderiam ser evitadas.”, diz.

O programa conta com as seguintes instituições de ensino: UFBRA (Centro Universitário do Atleta Brasileiro), UNIRIOS, IESB e a Central Idiomas. A parceria, já em vigor, será ofertada durante toda a temporada 2025 da LBF. As atletas Vanessa “Sassa” Gonçalves e Manu de Oliveira serão as embaixadoras que ajudarão a promover a parceria nas redes sociais.

A LBF conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o patrocínio master da Caixa, os patrocínios oficiais de Eletrobrás e Renata e tem a Wilson como bola oficial, além do Live Basketball BR como parceiros oficiais de mídia e o apoio da Udiaço e da Winner Sports.