Como mais um passo em seu planejamento, a Liga de Basquete Feminino definiu a data de abertura da LBF CAIXA 2019 e de suas edições futuras. Pelo menos até 2022, durante a gestão Ricardo Molina, o principal campeonato de basquete feminino do país começará sempre no dia 08 de março, o Dia da Mulher, tornando a data oficial para o primeiro tip-off da temporada.

”A indefinição sobre o início da temporada sempre foi um problema no planejamento não só dos clubes, mas para todos que são envolvidos como a torcida, imprensa e patrocinadores. Agora já temos a data para os próximos quatro anos e não poderia ser um dia tão especial: 08 de Março, dia da Mulher!”, comentou Molina.

O calendário incerto era uma das dificuldades enfrentadas pelas equipes nas gestões passadas. As datas coincidiam com o calendário europeu e as atletas brasileiras que atuavam por lá acabavam não voltando, o que esvaziava o nível técnico do nacional.

 

Foto: Pedro Teixeira/Divulgação
Foto: Pedro Teixeira/Divulgação

 

Com o novo calendário, o repatriamento de atletas de nível de seleção brasileira tornou-se mais possível, como já se viu no caso das pivôs Érika e Clarissa, recém-confirmadas como reforços do Sampaio Basquete para 2019.

A mudança no calendário é parte do Planejamento, um dos três pilares da gestão Molina (Planejamento, Transparência e Contrapartida). O mês de março, inclusive, já havia sido definido como data de abertura da LBF CAIXA 2019 desde abril do ano passado, quando a LBF apresentou o calendário aos clubes filiados e interessados por ocasião do Jogo das Estrelas, em Santo André (SP).

Como resultado, o campeonato quase dobrou o número de participantes em dois anos, possibilitando também o retorno do estado do Rio de Janeiro à competição, representado em 2019 pela Liga Super Basketball/Sodiê Doces.

O calendário completo com os confrontos da primeira fase e as datas dos playoffs sairá no fim deste mês.

Foto: João Pires/LBF
Foto: João Pires/LBF