Competição ocorre em León, no México, entre os dias 1º e 09 de julho
A Seleção Brasileira Feminina foi convocada, nesta quarta-feira (31 de maio), visando à disputa da FIBA AmeriCup Womens 2023, que será jogada em León, no México, entre os dias 1º e 09 de julho. O Brasil, que é comandado pelo técnico José Neto, se apresenta no dia 13 de junho com 19 atletas e 12 viajam no dia 28 de junho para a disputa da competição que distribui duas vagas diretas para o Pré-olímpico Mundial e outras quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas.
“Uma competição que não tem jogos fáceis. Um grupo duro, com EUA favorito ao título e três das quatro equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal e Argentina na final do último Sul-americano. Para finalizar o grupo, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade”, comentou José Neto, técnico da Seleção Brasileira.
“Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição”, completou o comandante do selecionado nacional.
As cubanas serão as rivais na abertura da FIBA AmeriCup Womens 2023, em 1º a de julho. Na sequência do Grupo A o Brasil enfrenta a Venezuela no dia 02, a Argentina no dia 03 e os Estados Unidos no dia 04 de julho, fechando a primeira fase do torneio. Os horários das partidas ainda serão informados pela FIBA Américas.
Fórmula de disputa
Além da chave do Brasil, a fase inicial do torneio conta com o Grupo B, que é composto por: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico.
Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro dos seus grupos, em turno único e as quatro melhores avançam para as quartas-de-final (1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B, 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B). Em seguida, ocorrem a semifinais e a grande final.
De acordo com o calendário, a primeira fase será jogada de 1º a 05 de julho. As quartas-de-final serão jogadas no dia 07, a semifinal no dia 08, enquanto a grande final acontece no dia 09 de julho.
Convocação
Armadoras: Débora Costa (Sesi Araraquara), Alana Gonçalo (Sampaio Basquete) e Maria Paula Albieiro (Unisociesc/BF Blumenau)
Alas/Armadoras: Tainá Paixão (Sampaio Basquete), Isabela Ramona (Samara-RUS) e Gabriella Soares (Sesi Araraquara)
Alas: Thayná Silva (Sodiê Mesquita), Patrícia Teixeira (Sampaio Basquete), Leila Zabani (Unisociesc/BF Blumenau), Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete) e Vitória Marcelino (Sesi Araraquara) e Emanuely de Oliveira (Sampaio Basquete)
Alas/Pivôs: Damiris Dantas (Fuerza Regia-MEX), Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André), Aline Moura (Sesi Araraquara) e Kawanni Firmino (Unisociesc/BF Blumenau)
Pivôs: Erika de Souza (Sampaio Basquete), Kamilla Cardoso (South Carolina-EUA) e Mariana Dias (Sampaio Basquete)
Comissão Técnica: Roseli Gustavo (diretora do naipe feminino), Monica Atílio (líder operacional), Giovana Romano Rangel (apoio técnico), José Neto (técnico), Virgil Lopez e João Camargo (auxiliares técnicos), Diego Falcão e Rafael Bernardelli (preparadores físicos), Jordana Reis e Isabel Cristina (fisioterapeutas), Paulo Szeles (médico) e Juliana Bouvie (massoterapeuta)