Com a mudança, o auxiliar Paulo Jaú é promovido a técnico principal da equipe

Passagem de bastão. Ou melhor: de prancheta! Na segunda-feira (23 de outubro), o Bauru Basket oficializou uma mudança que já vinha sendo amadurecida nas últimas semanas: Jorge Guerra, o Guerrinha, deixa o comando do time à beira da quadra para o assumir o cargo de coordenador de projetos e de desenvolvimento técnico do Dragão. O desejo da mudança partiu do próprio treinador e foi acatado pela diretoria.

Para Jorge Guerra, o objetivo é continuar contribuindo com sua experiência, mas em um novo papel. “Foram 22 anos como atleta e quase 26 anos como técnico. Emendei uma carreira com a outra. É um privilégio dedicar minha vida toda ao basquete. Mas, nesse momento, é hora de ajudar o Bauru Basket de outra forma: com as categorias de base, projetos sociais e até mesmo na parte institucional”, disse o agora coordenador do Dragão.

Foto: Arquivo

Diante da mudança, o auxiliar Paulo Jaú será promovido à função de treinador principal da equipe bauruense até o final do NBB. “A troca foi muito bem planejada, pois a transição do Guerrinha para o novo cargo era uma possibilidade que vinha sendo discutida desde o seu retorno, no ano de 2021”, afirmou Vanderlei Mazzuchini, gestor do Bauru Basket. “Esse é um desejo que partiu dele, mas que faz sentido dentro do atual momento do clube. Ainda mais levando em conta sua identificação com nosso projeto, com a torcida e com a própria cidade”, completou o dirigente.

Histórico
Natural de Franca (SP), o ex-jogador Jorge Guerra iniciou sua carreira como treinador no ano de 1997, quando dirigiu o COC/Ribeirão Preto. Depois, desembarcou em Bauru no ano seguinte para seu primeiro ciclo no Dragão, onde ficou até o ano de 2003. O comandante também acumulou experiências por Campos dos Goytacazes, Rio Claro, Mogi das Cruzes e Seleção Brasileira (como assistente técnico), além de uma rápida passagem pelo basquete venezuelano.

À frente do time bauruense, conquistou três títulos paulistas (99, 2013 e 2014), um Brasileiro da CBB (2002), duas Liga Sul-americanas (2014 e 2022), uma Liga das Américas (2015) e o vice-campeonato Mundial (2015). Além disso, o comandante é o técnico com mais partidas disputadas na história do NBB, com 497 jogos (332 por Bauru e 165 por Mogi).

“Bauru é uma cidade que me proporcionou muitas coisas por meio do basquete. E o time tem uma grande representatividade para o esporte brasileiro e sul-americano. Por isso, me sinto orgulhoso dessa relação de comprometimento, de fidelidade. É uma felicidade poder escrever mais um capítulo dessa história, agora em uma nova função”, comentou Guerrinha.

Novo comandante
Na partida de estreia do Dragão no Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024), Paulo Jaú já estará no cargo de treinador principal. Antes de chegar a Bauru no início desta temporada, ele colecionou passagens por outras equipes do basquete nacional, como o Taubaté (onde foi técnico principal), além de Caxias do Sul e Unifacisa (clubes onde foi assistente).

Porém, seu trabalho mais relevante foi com o São José dos Campos – primeiramente como auxiliar, entre os anos de 2002 a 2014. Ao lado do treinador Régis Marrelli, Jaú participou das conquistas de dois paulistas e de um vice do NBB. Depois, em 2018, retornou ao time do Vale do Paraíba para ser o treinador principal, quando alcançou o segundo lugar da Liga Ouro daquele ano.

“Sou grato por todas as oportunidades que tive ao longo da minha vida. Mas, a chance de assumir o Bauru Basket é, certamente, o grande desafio da minha carreira”, revelou Jaú. “Agradeço desde já pelo apoio de todos os envolvidos no projeto, principalmente o do próprio Guerrinha. Podem ter a certeza de que não faltará paixão, estudo e muita dedicação em nosso dia a dia de trabalho”, finalizou o novo treinador.

Vanderlei Mazzuchini afirmou que Jaú terá todo o respaldo da diretoria para liderar o processo de transição. “O Jaú é um grande profissional. Já sabíamos disso por conta de seu currículo. Mas, esses três meses de trabalho em Bauru nos deram ainda mais segurança para confiar em seu profissionalismo. Ele tem nosso apoio, do elenco e do próprio Guerrinha”, completou o dirigente.

Guerrinha também fez coro à fala de Vanderlei: “Jaú é um grande profissional e uma excelente pessoa. Vai assumir uma grande responsabilidade, mas vai saber se dedicar tanto à parte tática como à questão da gestão de pessoas”.

Vale lembrar que Bauru estreia no NBB nesta terça-feira (24 de outubro). A partida será às 20h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), contra o São Paulo FC.