O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão – 2019 (antiga Série A-2) será aberto nesta quinta-feira (15 de agosto), com a partida isolada entre CAC/Cravinhos Basketball e Conti-Cola/Assis Basket, às 20h (de Brasília), no ginásio a EMEB João Nogueira, em Cravinhos (SP).
O CAC/Cravinhos Basketball, comandado pelo técnico Alexandre Escame, manteve a base que disputou muito bem o Campeonato Brasileiro, quando se sagrou vice-campeão. Permaneceram no elenco: o lateral norte-americano Eric Laster; o pivô Clodoaldo Santana; o ala/armador Matheus Juzzo; o ala Norton Moraes e o ala cravinhense Axel Silva. Já os reforços são estes: o pivô Anderson Costa (ex-Liga Sorocabana); o ala/armador Gustavo Peixoto (ex-Lliça d’Amunt, da Espanha); o armador Maurício Oliveira (ex-Mogi das Cruzes); além dos jovens da categoria sub-16 Lucas Alves (ala/armador), João Victor (ala), Marcello Silva (armador) e Lucas Tomé (pivô), que também irão fazer parte do elenco.
“Será mais uma competição muito interessante e que começamos a remontar o nosso time, uma vez que a maioria dos atletas que estavam conosco tiveram propostas e saíram da equipe no final do contrato. Mas, buscamos novos atletas e acreditamos que nos próximos dias teremos a equipe fechada para a disputa desse importante torneio”, comentou Escame.
“Queremos montar um time totalmente equilibrado e acreditamos que devem chegar mais dois ou três atletas durante essa semana. Além claro de darmos espaço para os jovens talentos que subiram da categoria Sub-16 e farão parte do elenco profissional”, complementou o coordenador do Basquete do município, Fausto Ravagnani.
Já o Conti-Cola/Assis Basket, dirigido pelo técnico Márcio Kanthack, terá a base do elenco formada por atletas que estiveram com a equipe na temporada passada, disputando o mesmo campeonato de acesso e a Liga Regional de Basquete Centro-Oeste Paulista (LBC), além de alguns jogadores que foram campeões em 2016. Entre as novidades estão: Cesar Fabretti (ala/pivô – ex-Campo Mourão e Conti/Assis), Diego Miranda (pivô – ex-Franca e Presidente Prudente) e o retorno do experiente David (pivô – ex-Pinheiros, Brasília e Conti/Assis). Entre os ‘pratas da casa’ aparecem o Loro, Jow, Felipe Ranieri e Hugo.
“Vai ser uma estreia muito difícil, o Cravinhos disputou, no primeiro semestre deste ano, o Campeonato Brasileiro (CBB) e foi vice-campeão; tem um elenco muito forte e conta também com dois atletas norte-americanos, mas o Conti-Cola/Assis Basket vem de uma sequência muito boa de jogos pela LBC e também dos Jogos Regionais, por isso, vamos até Cravinhos sabendo das dificuldades, mas, como sempre defenderemos a nossa cidade e o patrocinador com muita garra e disposição”, comentou o técnico Márcio Kanthack, da equipe assisense.
“Sempre com agradecimentos especiais a Deus, Prefeitura e Secretaria de Esportes de Assis, Casa di Conti, Academia X-Ploud e a todos os torcedores do nosso esporte em Assis”, complementou Kanthack.
Além das já citadas equipes o Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão – 2019 tem apenas mais duas agremiações na disputa pelo acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista em 2020: Araraquara/ABA/ Fundesport e Memorial/FUPES/Santos, que abrem participação se enfrentando na segunda-feira (19 de agosto), às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Presidente Castelo Branco (Gigantão), em Araraquara (SP).
Com esse número de participantes, o regulamento é bastante simples: na fase inicial, que vai até 03 de outubro (quinta-feira), as equipes se enfrentam entre si, em tuno e returno, apurado a classificação do primeiro e quarto colocados, visando à formação da semifinal (1º colocado x 4º colocado e 2º colocado x 3º colocado), já que os quatro times avançam de fase. A semifinal ocorre em melhor-de-três jogos e os dois vencedores garantem vaga na final, que apontará o grande campeão da divisão de acesso, através de outra série decidida em melhor-de-três partidas.
A última equipe campeã da divisão de acesso estadual foi a Unifae/São João da Boa Vista.