Equipe nacional vai jogar o Campeonato Sul-americano, de 14 a 21 de novembro, na Colômbia
A Seleção Brasileira Sub-17 Masculina está convocada para os treinos visando o Campeonato Sul-americano da categoria, que ocorre entre os dias 14 e 21 de novembro, em Valledupar, na Colômbia. Além do título, o torneio distribui também três vagas na FIBA U18 AmeriCup, em 2024. O técnico da equipe será Jece Leite, do Pato Basquete-PR; o coordenador técnico será Demétrius Ferraciú, do CA Paulistano-SP; enquanto Marcelo Bandiera, do Clube Campineiro de Regatas e Natação, vai ser o auxiliar.
“É um sonho se realizando sem dúvida, momento muito marcante para mim e na minha carreira, oportunidade ímpar para enfrentar o desafio de continuar desenvolvendo essa geração e buscando o mais alto nível de competitividade possível, todos precisam entender que representar o Brasil tem que ser sempre no mais alto nível possível”, disse o técnico Jece Leite.
Ao todo, oito times disputam o Sul-americano. O Brasil, na fase inicial, integra o Grupo A, com Chile, Equador e Paraguai. O Grupo B conta com Argentina, Venezuela, Colômbia e Uruguai.
Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das chaves, com as duas melhores de cada avançando para as semifinais. As partidas serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da FIBA.
“É honra chegar aqui, foi difícil fazer essa convocação, tarefa que divido com toda comissão e foram fundamentais na elaboração da lista de convocados, pois são pessoas que conheço, são técnicos que estiveram com esses meninos em outras seleções e acompanham o desenvolvimento deles a algum tempo. Os meninos que estão aqui no Brasil disputam os campeonatos de mais alto nível, e os estão fora do país estão da mesma forma se desenvolvendo e sendo submetidos aos mais altos desafios, fazendo desse grupo uma boa mescla de escolas”, acrescentou Jece.
O Brasil se apresenta no dia 05 de novembro (domingo), no SportVille Centro de Treinamento, em Barueri (SP), onde treina até a viagem. A estreia acontece no dia 14 de novembro.
Convocação
Armadores: Jonathan Moreira (EC Pinheiros-SP), Junior Kemm (Barcelona-ESP), Jackson Jr (Tijuca TC-RJ), Antônio Gomes (CA Paulistano-SP) e Arthur Bueris (Mogi das Cruzes-SP)
Ala/Armador: Luiz Guilherme (Mogi das Cruzes-SP), Vinicius dos Santos (Franca Basquete-SP), Vitor Meili (EC Pinheiros-SP), Diogo Alves (High School-EUA) e Yan Marun (CR Flamengo-RJ)
Alas: Enrico Borio (High School-EUA), Pedro Pastre (Stella Azzurra-ITA), Luís Otávio (Clube Campineiro de Regatas e Natação-SP) e Murilo Kuehne (MinasTC-MG)
Ala/Pivô: Pietro Martins (CA Paulistano-SP) e Carmelo Beloni
Pivôs: Gustavo Guimarães (Riviera Prep-EUA), Gabriel Ferreira (NBA Academy-MEX) e Isaque Duarte – (CR Flamengo-RJ)
Comissão Técnica: Diego Jeleilate (diretor técnico), Victor Mansure (gerente de seleções), Ricardo Carvalho (administrador), Demétrius Ferraciú (coordenador técnico), Jece Leite (técnico), Marcelo Bandiera (auxiliar técnico), Felipe Tinoco (preparador físico), Pedro Rosário e Bruno Amado (médicos) e Igor Azevedo (fisioterapeuta)