O Ituano Basquete conquistou, na noite de quinta-feira (12 de novembro), sua quinta vitória em cinco jogos no Campeonato Paulista Feminino – 2020, desta vez atuando fora de casa, diante do Pró-Esporte/Sorocaba, por 66 a 49 (29 a 17 no primeiro tempo).
O Galo entrou em quadra já classificado para a próxima etapa da competição, mas sempre em busca da vitória. Ainda assim, as equipes começaram mal a partida e demoraram a abrir o placar. O baixo desempenho no início da partida levou o Galo a fechar o primeiro quarto na frente, em apenas 10 a 09.
No período seguinte, a equipe rubro-negra melhorou em quadra e pontuou mais, fechando mais um quarto na dianteira (19 a 08). As donas da casa, por sua vez, venceram o 3º período, por 20 a 16, mas voltaram a serem batidas no quarto final por 21 a 12.
As atletas mais efetivas foram Leticia Lisboa (15 pontos e 12 rebotes – double-double) e Lorena Silva (14 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo time da casa; Palmira Marçal (20 pontos e 07 rebotes) e Gil Justino (09 pontos e 04 rebotes), em favor do visitante.
“Começamos mal, com vontade de jogar, mas precipitados, precipitando principalmente tomadas de decisões: em vez passar, arremessava, em vez de arremessar, passava. É claro que a equipe de Sorocaba é uma equipe muito voluntariosa, uma equipe jovem, marca muito e foi dificultando o jogo para nós, em virtude não só da boa defesa delas, mas também por esses erros nossos, essas tomadas nossas de decisões ofensivas”, avalia o técnico do Ituano, Antônio Carlos Barbosa.
Apresentando um jogo melhor no segundo tempo da partida, o treinador do Galo se diz inquieto com as oscilações que equipe tem apresentado nos jogos. “É uma preocupação que a gente ache um ponto mais equilibrado para jogar, que a gente ache efetivamente mais tranquilidade”, relata Barbosa.
O Ituano Basquete volta a jogar no dia 21 de novembro (sábado), às 15h (de Brasília), contra o Vera Cru/Campinas fora de casa, pela rodada que fecha a primeira fase do Campeonato Paulista. Já o Pró-Esporte/Sorocaba conclui participação na fase inicial, enfrentando o Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, em 22 de novembro (domingo), às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Doutor Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP).