O Ituano Basquete conquistou a segunda vitória no Campeonato Paulista Feminino – 2020 ao superar o ‘caçula’ Apagebask/Guarulhos, nesta sexta-feira (23 de outubro), por 83 a 45 (57 a 23 no primeiro tempo), em jogo realizado no Municipal Ditinho Xavier, em Itu (SP). Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa lidera a competição, com quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos.
No quarto inicial, o time da casa logo ficou no comando do marcador, abrindo uma pequena vantagem, mas a partir da metade do período, a equipe visitante foi se acertando e equilibrou a partida, chegando a empatar. Na parte final, no entanto, o Ituano voltou a se
equilibrar e desgarrou novamente (32 a 17). Destaque para o bom duelo de garrafão entre a experiente Gil Justino, do representante de Itu, e a jovem Maiara Dias, da agremiação de Guarulhos.
No segundo, só deu o Ituano, que aumentou o ritmo e não deu chances ao adversário, fazendo a diferença crescer bastante (25 a 06). Na volta do intervalo, em ritmo menos, o time comandado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa seguiu comandando o marcador, agora com uma vantagem não tão extensa (17 a 11).
No período final, já com o jogo decidido, os dois técnicos movimentaram os seus elencos e o representante de Guarulhos ficou ligeiramente na frente, mas sem alterar o panorama da partida (09 a 11).
As atletas mais efetivas foram Gil Justino (19 pontos, 05 rebotes e 02 assistências) e Palmira Marçal (14 pontos, 11 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas – double-double), pelo time da casa; e as irmãs Maiara Dias (16 pontos, 12 rebotes e 01 assistência – double-double) e Maísa Dias (16 pontos, 08 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas), em favor do visitante.
“Fiquei muito feliz com a vitória da nossa equipe, mas não fiquei totalmente satisfeita; mesmo com a gente ganhando por um placar bem extenso, acho que deixamos a desejar em alguns aspectos defensivos e ofensivos também. Como o time [adversário] era novo, acho que tinha alguns momentos que a gente podia ter imposto um pouco mais nosso ritmo, mas deixamos cair um pouco, cometemos muitos erros, e temos que pensar lá na frente, que em um jogo mais difícil, contra uma equipe mais forte, isso pode nos prejudicar muito”, comentou Gil Justino.
“Mas, feliz pela nossa vitória em casa, estreamos bem, com um placar extenso, mas ainda com muito a melhorar. Agora vamos ter uns dias de folga de jogo, então dá para a gente treinar duro, melhorar cada vez mais e estar no topo”, comenta a atleta”, complementou a pivô do Ituano Basquete.
O próximo compromisso do Ituano Basquete será contra o Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, no dia 05 de novembro (quinta-feira), às 19h (de Brasília), jogando novamente em Itu (SP). Já o ‘caçula’ Apagebask/Guarulhos tentará a recuperação contra o mesmo Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, na segunda-feira (26 de outubro), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Anuar Pacha, em Catanduva (SP).