Time de Itu fez valer o mando de quadra, enquanto o representante maranhense venceu atuando fora dos seus domínios
O Ituano Basquete e o Sampaio Basquete venceram, nesta quarta-feira (29 de junho), no prosseguimento da primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022.
O Ituano Basquete fez valer o mando de quadra e saiu na frente na disputa diante da AD Santo André, vencendo por 78 a 61 (39 a 35 no primeiro tempo), no ginásio Municipal Dr. Prudente de Moraes, em Itu (SP). No primeiro tempo, cada equipe dominou um quarto, com o representante ituano ligeiramente na frente. O terceiro período, no entanto, foi o decisivo, pois o time da casa cresceu de produção e comandou as ações nos dois lados da quadra e desgarrou. Nos dez minutos finais, o jogo voltou a ficar equilibrado e o panorama seguiu o mesmo – 25 a 18 (primeiro quarto), 14 a 17 (segundo quarto), 20 a 07 (terceiro quarto) e 19 a 19 (quarto final).
As atletas mais efetivas foram Rapha Monteiro (22 pontos, 15 rebotes e 03 bolas recuperadas – double-double) e Gil Justino (18 pontos e 05 rebotes), pela equipe da casa; Glenda Cruz (13 pontos e 06 rebotes) e Evelyn Larissa (13 pontos e 08 rebotes), em favor do visitante.
“Como é dito no meio do basquete, playoff é outro campeonato. Durante a fase de classificação a sequência de jogos, com lesões que sofremos e a chegada de novas jogadoras que se incorporaram ao grupo sem muito tempo de treino, dificultou com que estivéssemos no nosso melhor. Essas duas semanas de treino pós fase classificação ajudou muito a ajustar a equipe e ter uma boa preparação para essa fase decisiva”, comentou o técnico Bruno Guidorizzi, do Ituano Basquete.
O segundo jogo, que pode ser o decisivo, está marcado para sábado (02 de julho), às 10h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Laís Elena, em Santo André (SP). Um novo resultado positivo coloca o Ituano Basquete na semifinal.
Já o Sampaio Basquete levou a melhor no ‘Clássico do Nordeste’ diante do Sport/Glória do Goitá, por 84 a 55 (42 a 20 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Marcelino Lopes, no Recife (PE). Depois da igualdade no quarto inicial, nos demais períodos só deu o time maranhense. Que cresceu de produção e comandou o marcador, conseguindo desgarrar para vencer sem maiores sustos – 14 a 14 (primeiro quarto), 28 a 06 (segundo quarto), 23 a 17 (terceiro quarto) e 19 a 18 (quarto final).
As principais pontuadoras foram a norte-americana Jade Phillips (16 pontos e 13 rebotes – double-double) e Bárbara Souza (08 pontos e 03 assistências), pelo time da casa; a porto-riquenha Jennifer O’neill (14 pontos e 03 rebotes), Tainá Paixão (12 pontos e 06 rebotes) e a dinamarquesa Sofie Tryggedsson (12 pontos, 10 rebotes e 04 assistências – double-double), em favor do visitante.
“Esta foi uma vitória muito importante, da consistência. O jogo engrossou no começo, mas o time o tempo todo estava correndo, espaçando bem a quadra e mantendo a confiança. E isso fez muita diferença, mas sabemos que o Sport vai dar um jeito de tentar arrancar a vitória no segundo jogo. Por isso, todo cuidado é pouco. Estamos felizes com esta vitória, mas logo já passaremos a focar o jogo dois desta série”, analisou o técnico Rodrigo Leonardo, do Sampaio Basquete.
A segunda partida, que pode ser a decisiva, está marcada para o domingo (03 de julho), às 11h (de Brasília), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). Um novo resultado favorável garante o Sampaio Basquete na semifinal.
Já a primeira rodada das quartas-de-final será complementada nesta quinta-feira (30 de junho), com a partida isolada entre Unisociesc/BF Blumenau e Vera Cruz/Campinas, às 19h30 (de Brasília), no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias garantem vaga no playoff – semifinal.