O Ituano FC venceu mais uma na LBF CAIXA 2019. Mesmo com o desfalque de última hora da ala Palmira Marçal, que sentiu a panturrilha no último treino, a equipe do interior paulista foi liderada por outra ala na vitória sobre a LSB RJ/Sodiê Doces por 77 a 51, na Arena Olímpica de Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ), na noite de sexta-feira (22 de março). Luana de Souza foi o principal nome da partida.
A ala de 1m78 anotou 21 pontos (seu novo recorde pessoal em nove temporadas), 04 rebotes, 04 assistências, converteu outras 04 bolas de três pontos e terminou o jogo com 20 de eficiência, sendo eleita a MVP. “Para mim é super gratificante, pois o resultado final é fruto do que toda a equipe fez durante a partida. A vitória é sempre a única coisa que interessa e hoje poder ter ajudado minha equipe a vencer me deixa extremamente feliz”, declarou Luana.
Gabriela de Paula também estava em noite inspirada – 22 pontos, 07 rebotes e 18 de eficiência. Aniversariante na quinta-feira (21 de março), a experiente Patrícia Ferreira (Chuca) ganhou a titularidade e também se presenteou com uma atuação de 12 pontos, 07 rebotes e 15 de eficiência.
Pelo time da casa, a ala-pivô Juliana Ribeiro foi a principal cestinha, com 12 pontos. A armadora reserva Maria Luisa, de apenas 1m59, marcou 10 pontos e Joyce Pinheiro anotou 10 pontos e apanhou 08 rebotes.
A LSB RJ/Sodiê Doces começou com Carol Ribeiro, Rayane, Luciana, Juliana Ribeiro e Nayara. O Ituano foi à quadra com Joice, Luana, Patrícia Ferreira, Gabriela e Monica Nascimento. Anunciada nesta quinta pela equipe carioca e apesar de já estar regularizada, a ala-pivô Karina Jacob não foi relacionada e acompanhou o jogo ao lado da quadra.
As comandadas de Antonio Carlos Barbosa dominaram o placar desde o início. Venceram todas as parciais, construindo uma vantagem que foi administrada até o final.
Agora, a LSB RJ/Sodiê Doces enfrenta, já neste domingo (24 de março), o Pró-Esporte/Sorocaba, às 11h (de Brasília), também na Arena Olímpica da Juventude, no Rio de Janeiro (RJ). Será o primeiro duelo entre duas estreantes da temporada. A partida tem entrada gratuita e transmissão pela LBF LIVE.
O Ituano FC terá na quinta-feira (28 de março) o Basketball Santo André/APABA, estreando sua nova casa, o ginásio Prudentão, em Itu (SP). A partida está marcada para as 19h (de Brasília) e terá transmissão pela ESPN Extra e pelo WatchESPN, além de entrada franca.
Campinas
O atual campeão deu mais uma prova de que deverá brigar pelo bicampeonato. Jogando fora de casa, no ginásio Municipal de Esportes Doutor Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP), o Vera Cruz/Campinas derrotou o Pró-Esporte/Sorocaba por 84 a 39, também na sexta-feira (22 de março).
A equipe de Antonio Carlos Vendramini teve uma sólida atuação coletiva, com cinco atletas acima dos 10 pontos. Destaque para a argentina Meli Gretter, que com 20 pontos, 08 rebotes e 07 assistências e levou o troféu de MVP ao terminar com 29 de eficiência. As alas Jeanne Moraes e Patty Teixeira anotaram 14 pontos cada; a cubana Ariadna Felipe quebrou seu recorde de rebotes na LBF ao apanhar 23.
Com seu perímetro bem marcado, o Pró-Esporte/Sorocaba não converteu nenhuma das 19 bolas de três tentadas. Restou ao time apostar no jogo interno, fazendo com que a pivô Lorena da Silva fosse a cestinha sorocabana com 14 pontos. O técnico Marcinho Silva promoveu a estreia da ala/pivô Milena Flausino, que saiu do banco para anotar quatro pontos e três rebotes em 14 minutos.
Assim como na primeira partida da noite, a equipe visitante tratou de abrir vantagem logo no começo. No intervalo, as campineiras já tinham 25 pontos sobre o time da casa, que não pode reagir na segunda etapa. Um susto para o Pró-Esporte no terceiro período, quando Aruzha Michaski caiu feio e sentiu o joelho direito, mas voltou à quadra em seguida. O Campinas seguiu jogando com seriedade e sacramentou a vitória por 45 pontos de diferença, a segunda maior registrada em 2019.
“Saio satisfeito daqui, não só pela diferença de pontos que conquistamos, mas principalmente pela forma como a equipe atuou. Forte na defesa e bastante insinuante no ataque, jogando com velocidade. Acho que fizemos um belo jogo”, declarou o técnico do Campinas, Antonio Carlos Vendramini.
O Pró-Esporte/Sorocaba arruma as malas para o Rio de Janeiro (RJ), onde no domingo (24 de março) encara, às 11h (de Brasília), a LSB RJ/Sodiê Doces na Arena Olímpica da Juventude. O primeiro duelo entre dois estreantes da temporada marcará também a reabilitação de um deles. A partida tem entrada gratuita e transmissão pela LBF LIVE.
Já na segunda-feira (25 de março), às 19h (de Brasília), o time campineiro estreia diante de sua torcida contra o Blumenau Basquete, no ginásio da Ponte Preta, no Jardim das Paineiras, em Campinas (SP) – jogo que também terá entrada gratuita e transmissão pela LBF LIVE.