Sesi Araraquara vence, mantém a ponta e a invencibilidade na competição
O Ituano Basquete-SP alcançou a primeira vitória na Liga de Basquete Feminino (LBF 2023), nesta segunda-feira (1º de maio), ao superar o BAX Catanduva-SP, por 72 a 68 (35 a 38 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP), pelo returno da fase inicial.
O duelo foi movimentado, com o time visitante saindo na frente e a equipe mandante se recuperando na sequência da partida ao comandar as ações nos três períodos seguintes – 15 a 21 (primeiro quarto), 20 a 17 (segundo quarto), 19 a 16 (terceiro quarto) e 18 a 14 (quarto final).
As atletas mais efetivas foram Joice Rodrigues (20 pontos, 05 rebotes, 09 assistências e 04 bolas recuperadas) e Monique Pereira (19 pontos,18 rebotes e 05 assistências – double-double), pelo Ituano Basquete; Barbara Souza (18 pontos, 11 rebotes e 04 assistências – double-double) e Thaisa Frediani (16 pontos e 03 assistências), em favor do BAX Catanduva.
“Essa situação estava me incomodando muito, o time em último lugar e sem nenhuma vitória, indo totalmente contra a tradição que passou a ter o Ituano Basquete, que é um projeto vencedor, não só pelo título nacional que conquistou, mas pelas participações dentro um nível técnico muito bom nas competições. Não foi por falta de trabalho e empenho, pois as jogadoras trabalharam muito focadas e com bastante disposição. Só que não vinha dando certo”, comentou o técnico Antonio Carlos Barbosa, do Ituano Basquete.
“Talvez, pelo pouco tempo de treinamento, alguns reforços que não chegaram na sua melhor forma. Então, até alcançar o estágio necessário para uma competição com este nível, tivemos algumas situações contrarias, diferente do que gostaríamos. Mas, estou muito feliz com esta vitória, muito mais pelas meninas, que vi comemoraram bastante. Mas, o que maios me alegrou foi a torcida voltando a vibrar com o basquete feminino de Itu”, completou o comandante do Ituano Basquete.
No outro jogo, o líder Sesi Araraquara-SP manteve o 100% de aproveitamento ao suplantar o Unisociesc/BF Blumenau-SC, por 73 a 54 (35 a 28 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC). Depois da igualdade no primeiro quarto, só deu o time paulista nos três períodos seguintes. Com isso, o Sesi Araraquara assumiu o comando do placar e abriu vantagem para vencer mais uma na competição – 18 a 18 (primeiro quarto), 17 a 10 (segundo quarto), 25 a14 (terceiro quarto) e 13 a 12 (quarto final).
As maiores pontuadoras foram Leila Zabani (13 pontos e 05 rebotes) e Luana Souza (10 pontos e 03 rebotes), pelo Unisociesc/BF Blumenau; Aline Moura (14 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas) e Maila Ciciardi (13 pontos e 065 rebotes), em favor do Sesi Araraquara.
“Estou muito feliz com o resultado, pois nós cuidamos mais da bola, isso foi um desafio nosso e tivemos apenas nove erros ao longo da partida. Avínhamos com um número grande nesse quesito. Além disso, defendemos bem, mas cometemos algumas falhas ao permitir ao adversário alguns rebotes ofensivos. Conversamos no intervalo e as jogadoras tiveram uma postura melhor ainda no terceiro quarto e a vitória foi consistente e foi construída paulatinamente”, analisou o técnico João Camargo Neto, técnico do Sesi Araraquara.
A atual classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF 2023) é esta: 1º) Sesi Araraquara (08 vitórias), 2º) Sampaio Basquete (07 vitórias e 01 derrota), 3º) AD Santo André (05 vitórias e 03 derrotas), 4º) BAX Catanduva, Unimed/Campinas e Sodiê Mesquita (03 vitórias e 05 derrotas), 7º) Unisociesc/BF Blumenau (02 vitórias e 06 derrotas) e 8º) Ituano Basquete (01 vitória e 07 derrotas).
A Liga de Basquete Feminino (LBF 2023) tem sequência na sexta-feira (05 de maio), com a partida entre Ituano Basquete e AD Santo André, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP).