BAX Catanduva supera o Ourinhos Basquete/SEMEL/AOBE fora
O Ituano Basquete quebrou a invencibilidade da AD Santo André no Campeonato Paulista Feminino 2023 ao vencer o duelo válido pela fase inicial, disputado nesta sexta-feira (29 de setembro), no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP), por 78 a 72 (38 a 48 no primeiro tempo).
No primeiro tempo, cada equipe comandou um período, com o time da casa iniciando melhor e o visitante reagindo prontamente no segundo, passando a comandar o placar. Já os dois quartos finais foram favoráveis ao Ituano Basquete, que retomou à dianteira e desgarrou para vencer bem em casa, graças a força do seu conjunto, visto que a suas principais jogadoras renderam muito bem – 22 a 20 (primeiro quarto), 16 a 22 (segundo quarto), 15 a 09 (terceiro quarto) e 25 a 21 (quarto final).
As maiores pontuadoras foram Gabriela Guimarães (20 pontos, 09 rebotes e 03 assistências) e Maria Paula Albiero (12 pontos e 05 assistências), pelo Ituano Basquete; Vanessa “Sassa” Gonçalves (21 pontos e 07 rebotes), Tassia Carcavalli (14 pontos, 05 rebotes e 05 assistências) e Evelyn Mariano (14 pontos), em favor da AD Santo André. Destaque também para a armadora Lays da Silva, do time andreense, que registrou um triple-double: 13 pontos, 08 rebotes, 13 assistências e 11 bolas recuperadas.
“Grande jogo, pois o time de Santo André está jogando muito bem, conta com o conjunto muito sólido e equilibrado, já que vem atuando junto há mais de dois anos. E isso no basquete é um fator extremamente positivo. Fizemos novamente uma grande partida. Fomos infeliz no segundo quarto, mas no terceiro já acertamos e defesa e o nosso ataque fluiu um pouco melhor. Foi uma vitória importante, uma vez que sabia das dificuldades. Se o resultado nos fosse desfavorável não seria surpresa. O nosso time vem treinando completo há um tempo não muito grande”, destacou o técnico Antonio Carlos Barbosa, do Ituano Basquete.
“A Erika treinou apenas dois dias e a coloquei pouco em quadra. A Gabi e a Mari Dias chegaram em setembro, então leva um pouco de tempo para ajustar. Mas, estou muito feliz. O time será bastante competitivo, prova disse e que várias jogadoras contribuíram na pontuação e obtivemos um grande resultado diante da AD Santo André”, completou o comandante do Galo.
Já o BAX Catanduva passou pelo Ourinhos Basquete/SEMEL/AOBE, por 79 a 66 (43 a 37 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal José Maria Paschoalick (Monstrinho), em Ourinhos (SP). O time visitante esteve na frente nos três primeiros períodos, assumindo o comando do marcador e desgarrando. Apenas nos dez minutos finais, a equipe mandante conseguiu fazer um período equilibrado, mas sem mudar o desenho da partida – 23 a 18 (primeiro quarto), 20 a 19 (segundo quarto), 20 a 13 (terceiro quarto) e 16 a 16 (quarto final).
As atletas mais efetivas foram Gabriela Santos (14 pontos e 03 rebotes) e Mariana Silva (12 pontos e 07 rebotes), pelo Ourinhos Basquete/SEMEL/AOBE; Adrielly Oliveira (17 pontos e 11 rebotes – double-double) e Juliana Maria (14 pontos e 10 rebotes – double-double), em favor do BAX Catanduva.
A classificação do estadual está da seguinte maneira:1º) Sesi Araraquara (04 vitórias), 2º) Unimed/Campinas (03 vitórias), 3º) Ituano Basquete (03 vitórias e 01 derrota), 4º) AD Santo André (03 vitórias e 01 derrota), 5º) BAX Catanduva (02 vitórias e 03 derrotas), 6º) São José Basketball (01 vitória e 03 derrotas), 7º) Pró-Esporte/Sorocaba (05 derrotas) e 8º) Ourinhos Basquete/SEMEL/AOBE (05 derrotas).
O Campeonato Paulista Feminino 2023 tem sequência na segunda-feira (02 de outubro), com a partida isolada entre Unimed/Campinas e São José Basketball, às 19h30 (de Brasília), no ginásio do Tênis Clube, em Campinas (SP).