O projeto levará aos interessados uma gama de conhecimento
Uma revolução no basquete brasileiro começa nesta sexta-feira (21 de outubro), com o lançamento do Instituto Basquete Brasil (IBB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e do Conselho Federal de Educação Física (Cref). O projeto levará aos interessados uma gama de conhecimento, através de cursos, mentorias, palestras e outras ações de ensino teórico e prático, entre elas a Escola Nacional de Treinadores (ENT).
“O IBB chega para avançarmos ainda mais no campo do conhecimento, fundamental para que possamos, em médio, longo prazo, termos uma geração de treinadores, gestores, preparadores físicos, todos do ecossistema, muito melhor qualificados. Conhecimento nunca é demais, e para nós é uma felicidade o renascimento desse projeto, de uma forma robusta, organizada e que tenho certeza, com apoio de todos, será um sucesso”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
Para lançar a iniciativa, o IBB fará uma live especial nesta sexta, a partir das 20h, ao vivo no YouTube, Facebook e Instagram da CBB, com a participação de técnicos, professores, dirigentes e convidados do basquete brasileiro, como o presidente da CBB Guy Peixoto Jr e a vice Magic Paula; o técnico Guerrinha, Gustavo De Conti, João Camargo; os diretores Lula Ferreira, Diego Jeleilate, entre outros.
“Eu entendo que é uma iniciativa importantíssima para o basquete, de padronizar a forma que a gente quer capacitar os profissionais da área. E chega em boa hora, todos nós nos juntando para a melhoria dessa capacitação de treinadores e treinadoras pelo país”, citou Magic Paula, vice-presidente da CBB.
A ideia do IBB é levar qualificação e formação de excelência para o basquete brasileiro, nas mais variadas funções, passando pela área técnica, preparadores físicos, nutrição, fisioterapia, iniciação ao basquete e muito mais. O IBB também já está nas redes sociais, e você pode seguir o perfil oficial no Instagram.
“A importância é a retomada da qualificação de uma categoria, de forma unificada e qualificada, nacional, dentro da nossa realidade, do nosso país que é um continente. Formação de treinadores, atletas, usar essa ferramenta online que cresceu demais, visitar regiões distantes. E a construção é uma coisa constante. Nunca estaremos prontos. Teremos a ATBB, as Ligas, os treinadores, a CBB, todos sem vaidade. É um legado que vai ficar para construirmos um projeto melhor”, citou Sérgio Carneiro, vice-presidente da Federação Catarinense de Basketball e um dos gestores do IBB.
Plataforma online
O IBB pode ser acessado através do www.ibbasquete.com.br e a disponibilidade de formação e qualificação profissional terá núcleos de treinamento de treinadores, gestão e marketing, medicina esportiva, curso de arbitragem e inclusive cursos de pós-graduação.