A temporada 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB) teve como uma de suas principais marcas o protagonismo que diversos novos talentos assumiram em suas equipes. Entre tantos novatos que mostraram potencial para comandar o basquete brasileiro nos próximos anos, três nomes foram indicados ao prêmio de Destaque Jovem do NBB 2020/2021: Gabi Campos (EC Pinheiros), Gui Santos (Minas Tênis Clube) e Yago Matheus (CR Flamengo).
Dado ao melhor jogador sub-22 do NBB, o prêmio Destaque Jovem foi criado na temporada 2009/2010 e já foi entregue a 11 atletas diferentes, dentre eles Raulzinho Neto (Washington Wizards-NBA) e Vitor Benite (San Pablo Burgos-ESP). O pivô Dikembe Silva, que teve ótimo desempenho pelo Paulistano no NBB 2019/2020, é o atual vencedor.
O prêmio de Destaque Jovem faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que contará com prêmios divididos nas seguintes categorias: Quinteto Ideal do NBB (Armador, Alas e Pivôs), Troféu Ary Vidal – Técnico do Ano, Jogador com Maior Evolução, Destaque Jovem, Defensor do Ano (apresentado por Plastubos), Sexto Homem do Ano, Estrangeiro do Ano e o King of the Season (apresentado por Budweiser).
A votação para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá na segunda semana de junho – data e horário ainda serão definidos.
Também foram votados para Destaque Jovem do NBB 2020/2021: Márcio Santos (Sesi Franca), Anderson Barbosa (Paulistano/Corpore), Scheuer (Pato Basquete), Danilo Sena (EC Pinheiros) e Matheusinho (Pato Basquete).