A quinta edição 2019 do Torneio Internacional de Basquete de Franca foi encerrada no final de semana, em Franca, interior de São Paulo. Akdmia, de Campinas, no sub-13 e SESI Franca, no sub-15, conquistaram os títulos da principal série em disputa, a ouro.

A competição teve início no dia 08 de junho e aconteceu em quatro ginásios esportivos: Pedrocão, SESI, Clube Castelinho e Chuí Esportes. Ao todo foram 84 partidas com mais de 151 horas de puro basquete.

Na decisão da categoria sub-13, Campinas enfrentou o Instituto Chuí de Franca e ficou à frente do placar durante todo o duelo. Nos primeiros quartos houve mais equilíbrio, mas na etapa final a Akdmia de Campinas acertou a defesa e venceu por 63 a 46.

“Mesmo com a derrota estamos muito felizes com o desempenho e evolução dos meninos do Instituto. Já enfrentamos Campinas nas finais do estadual do ano passado, fizemos amistosos contra eles este ano e os jogos sempre foram muito bons. Parabéns a Franca por realizar um Torneio deste nível”, disse o técnico do Instituto Chuí, Daniel Finotti.

Na disputa do terceiro lugar o Olympico Club, de Belo Horizonte, quebrou o favoritismo da Liga Sorocabana e venceu o jogo por 62 a 32 garantindo a medalha de bronze.

Ainda na categoria sub-13, mas na decisão da série prata o CA Paulistano venceu o Clube Curitibano 61 a 34 e ficou o título. No jogo que decidiu o terceiro lugar o Círculo Militar do Paraná venceu o Instituto ASPA por 50 a 45.

Na série bronze, o Corinthians venceu o Minas Tênis por 57 a 43 e ficou com a medalha de ouro. O bronze ficou com o Fluminense, que desbancou o Flamengo por 37 a 34.

“Obrigado a cidade de Franca e todos da organização do Torneio. Tivemos uma excelente experiência nestes jogos. O Torneio foi de altíssimo nível e muito bem organizado”, avaliou Vitor Boccardo, técnico da equipe sub-13 do Flamengo.

Classificação final – Sub-13

Série Ouro: 1º Akdmia Campinas-SP, 2º Instituto Chuí-SP, 3º Olympico Club-MG e 4º Liga Sorocabana-SP
Série Prata: 1º Paulistano-SP, 2º Clube Curitibano-PR, 3º Círculo Militar-PR e 4º Instituto ASPA-SP
Série Bronze: 1º Corinthians-SP, 2º Minas Tênis-MG, 3º Fluminense-RJ e 4º Flamengo-RJ

Sub-15
SESI Franca e São José Basketball chegaram as finais do 5° Torneio Internacional de Basquete de Franca, categoria sub-15, depois de fazerem campanhas iguais na fase de classificação, uma derrota em seis partidas.
No duelo final, os garotos do Vale do Paraíba conseguiram impor um ritmo forte nos primeiros 10 minutos de jogo. Após o primeiro intervalo, o SESI conseguiu mudar a defesa e o reflexo foi no placar, os francanos viraram e abriram vantagem, sendo administrada até o final, 61 a 43 para o SESI.

“Nossa equipe conseguiu evoluir dentro do Torneio, uma competição curta e rápida, que se você não conseguir se recuperar rápido de uma derrota você não consegue dar sequência até as finais. Nós crescemos na hora certa e conquistamos este título de uma forma brilhante, jogando muito bem, fazendo uma boa defesa e com bons contra-ataques, tirando o volume de jogo do São José”, disse Nilton Gonçalves, técnico do SESI Franca.

Em cinco edições do Torneio, esse foi o terceiro título dos francanos, que já haviam vencido em 2016 e 2017.
Na disputa da medalha de bronze da série ouro, o Corinthians venceu o Thalia de Curitiba por 62 a 40.

Já na série prata o título foi do Minas Tênis, que venceu o clássico mineiro contra o Ginástico por 59 a 46. Na briga pelo terceiro lugar, o Flamengo venceu o Olympico, 53 a 51.

“Ficamos muito felizes como Torneio. Muito bem organização, com certeza uma grande experiência para mim e para os atletas. Espero poder participar outra vez em uma nova oportunidade”, disse Marcos Mendes, técnico sub-15 do Flamengo.

Na série bronze, o título ficou com o Bauru Basket, que na final venceu o Instituto Chuí por 78 x 40. Na disputa do bronze, a Liga Sorocabana bateu o Fluminense por 54 a 52.

“O campeonato foi muito bom. Equipes de nível técnico e tático muito forte e de tradição. Todas vieram buscar o melhor dentro de uma competição de qualidade que exigiu muita disciplina dos garotos”, disse Rinaldo Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana.

“Foi um campeonato muito gostoso, de grande crescimento e aprendizado para os garotos. Fico feliz por ver meus jogadores chegando em um nível e saindo outro. Eles evoluíram muito, tanto tecnicamente como indivíduos e cidadãos. Só temos que parabenizar Franca”, disse o técnico do Bauru Basket, Hudson Previdelo.

Classificação final – Sub-15

Série Ouro: 1º SESI Franca-SP, 2º São José Basketball-SP, 3º Corinthians-SP e 4º Thalia-PR
Série Prata: 1º Minas Tênis-MG, 2º Ginástico-MG, 3º Flamengo-RJ e 4º Olympico-MG
Série Bronze: 1º Bauru Basket-SP, 2º Instituto Chuí-SP, 3º Liga Sorocabana-SP e 4º Fluminense-RJ

Seleções do Campeonato
Os técnicos das equipes que disputaram o 5° Torneio Internacional de Basquete elegeram os melhores atletas da competição. Já os técnicos campeões foram eleitos os melhores.

Sub-13
Armador – Matheus Monteira – Fluminense
Ala – Eduardo Fryszer – Circulo Militar
Ala – Pedro Baddini – Liga Sorocaba
Pivô – Enrico Vicentini – Clube Curitibano
Pivô – Ygor Marangoni – Instituto Chuí
Técnico – Leandro Beneli – Akdmia Campinas

Sub-15
Armador – Gabriel Marson – São José Basketball
Ala – Danilo Gomes – Minas Tênis
Ala – Italo Michel – Corinthians
Pivô – Henri Louis – Thalia
Pivô – Carlos Henrique – SESI Franca
Técnico – Nilton Gonçalves – SESI Franca

Torneio homenageou ex-atletas
A exemplo do que ocorreu em 2018, o 5° Torneio Internacional de Basquete de Franca homenageou atletas que marcaram história no basquete nacional. No ano passado, Hélio Rubens Garcia e Fausto Giannecchini deram os nomes aos troféus das duas categorias, sub-13 e sub-15.

Agora o Instituto Chuí homenageou Paulo César Reis Meindl Von Berger, o Paulão, falecido no último dia 23 de junho, vítima de problemas cardíacos. Paulão defendeu a seleção brasileira de basquete na década de 1980 e foi técnico das equipes sub-22 e sub-19 do time francano, conquistando o vice-campeonato da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e o título do Campeonato Paulista, em 2012. No jogo final, entre Akdmia de Campinas e Instituto Chuí, o jogador Léo Meindl, filho do Paulão, realizou a entrega do troféu para as duas equipes. “Tenho que agradecer eternamente o Chuí por este carinho. Minha família está muito feliz com esta homenagem”, disse Léo.

Outro homenageado foi Wilson Fernando Kuhn Minucci, o Fernando Minucci, que atuou a maior parte da carreira pelo Franca Basquete, conquistando quatro brasileiros, dois sul-americanos e um pan-americano. Fernando também disputou duas Olimpíadas pela Seleção, em 1992, em Barcelona, e 1996, em Atlanta.

O Sesi Franca ficou com o título no Sub-15 / Foto: Palavra Fácil Comunicação
O Sesi Franca ficou com o título no Sub-15 / Foto: Palavra Fácil Comunicação